A digitalização do simbólico e o capitalismo cultural-digital: a expansão dos serviços culturais-digitais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934010006Palavras-chave:
capitalismo cultural-digital, digitalização do simbólico, mercados culturais-digitais, serviços culturais-digitais, suportes digitais móveisResumo
O capitalismo cultural-digital tem como núcleo o processo de digitalização do simbólico. Esse processo abriga quatro fenômenos interdependentes: 1) a consolidação da tecnologia do streaming; 2) a expansão global do uso dos dispositivos digitais móveis, especialmente os smartphones; 3) a convergência digital; 4) o advento e a profusão da web 2.0, etapa da internet na qual a maioria dos conteúdos é criada, distribuída, compartilhada e consumida pelos próprios usuários. As interfaces entre esses quatro fenômenos permitiram que as maiores corporações de tecnologias digitais do planeta (Google, Amazon, Facebook, Apple e Microsoft) também tenham se tornado grandes corporações de arte, cultura e entretenimento, construindo novos modelos de negócios - os serviços culturais-digitais, especialmente a oferta dos serviços por assinatura via streaming. Tendo em vista o cruzamento de diferentes dados quantitativos acerca desses fenômenos, este trabalho tenciona compreender a expansão dos serviços culturais-digitais no Brasil nos últimos dez anos.
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