Sérgio Buarque de Holanda na USP

Autores

  • Rodrigo Ruiz Sanches Facul­dade Barretos

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Sociologia, Sérgio Buarque de Holanda, Universidade de São Paulo, Intelectual independente

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever e analisar a trajetória de Sérgio Buarque de Holanda na Universidade de São Paulo. Na USP, pôde dedicar-se inteiramente ao que mais gostava: pesquisar. Lá, formou um grupo de pesquisa­dores e mudou os rumos do ensino do curso de História que, à época, formava somente professores para o Ensino Fundamental e Médio. Idealizou e fundou, também, o Instituto de Estudos Brasileiros, órgão multidisciplinar responsável por importantes pesquisas que orbitam o tema Brasil. No IEB formou um amplo arquivo e uma importante biblioteca. Os 13 anos na USP se encerram num pro­cesso conturbado em 1969, quando pede sua aposentadoria em solidariedade aos outros professores aposentados compulsoriamente pelo AI-5.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Ruiz Sanches, Facul­dade Barretos

Sociólogo, mestre e doutor em Socio­logia pela Unesp/Araraquara.  Docente da Facul­dade Barretos-SP. Coordenador do Núcleo de Respon­sabilidade Social.

Downloads

Publicado

12-08-2011

Como Citar

Ruiz Sanches, R. (2011). Sérgio Buarque de Holanda na USP. Sociedade E Estado, 26(1), 241–259. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5567