Contradições territoriais:

signos do modelo aplicado na Amazônia

Autores

  • Neli Aparecida Mello

Resumo

O presente artigo objetiva a análise dos resultados territoriais das políticas de meio ambiente e desenvolvimento e dos diferentes modos de organização do espaço na Amazônia brasileira a partir dos anos 1970. As configurações territoriais das políticas públicas são o primeiro vetor desse processo. Indicadores quantitativos e qualitativos enfatizam as disparidades entre a Amazônia conservada e a produtiva. A relação entre programas ambientais, de infra-estrutura e os sistemas produtivos é destacada pela apreciação do investimento governamental e privado, do crescimento de áreas de proteção ambiental, da implantação dos novos “corredores ecológicos”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neli Aparecida Mello

 Doutora em Geografia, pesquisadora associada ao Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB e à UMR IRD/ENS Territoires et Mondialisation dans les Pays du Sud.

Downloads

Publicado

20-05-2011

Como Citar

Mello, N. A. (2011). Contradições territoriais:: signos do modelo aplicado na Amazônia. Sociedade E Estado, 18(1-2). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5039