Reforma do Estado e saúde

Autores

  • Amélia Cohn Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

.

Resumo

O artigo discute o modelo e as conseqüências da descentralização do sistema de saúde que vem sendo implantado no Brasil na última década, no quadro da reforma do Estado. A partir de considerações sobre a especificidade da relação entre sociedade e Estado nos países periféricos e especificamente na América Latina, o artigo analisa o caso brasileiro, argumentando sobre a necessidade de se levar em conta não apenas os dados econométricos, mas também os princípios de equidade e justiça social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amélia Cohn, Universidade de São Paulo (USP)

Docente do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP e pesquisadora do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea — Cedec

Referências

Andrade, Regis de Castro e Jaccoud, Luciana (orgs.). (1993) Estrutura e organização do Poder Executivo — Administração Pública Brasileira. Distrito Federal: Enap/SAF, 2 volumes.

Costa, Nilson do Rosário. (1996) “Inovação Política, Distributivismo e Crise: a Política de Saúde nos Anos 80 e 90”, in Dados — Revista de Ciências Sociais, vol. 39, n2 3: 479-512.

Elias, Paulo Eduardo. (1996 a) “Estrutura e organização da atenção à saúde no Brasil”. In: Cohn, Amélia e Elias, Paulo Eduardo, Saúde no Brasil — Políticas e organização de serviços. São Paulo: Cortez Editora/ Cedec.

--------------------- . (1996 b) Das propostas de descentralização da saúde ao SUS: as dimensões técnica e política. Tese de Doutorado, FMUSP. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz (no prelo).

--------------------- . (1997) Reforma ou contra-reforma: algumas reflexões sobre as políticas de saúde no Brasil. Trabalho apresentado no IV Congreso Latinoamericano de Ciências Sociales y Medicina, México, 28 p. (mimeo).

Evans, Peter. (1993) “O Estado como problema e solução”. Lua Nova, São Paulo: Cedec, n2 28/29: 107-156.

Laurell, Asa Cristina. (1995) “Avançando em direção ao passado: a política social do neoliberalismo”, in Laurell, Asa Cristina, Estado e políticas sociais no neoliberalismo, São Paulo: Cortez Editora/Cedec.

Laurell, Asa Cristina. (1997) La política de salud en el contexto de las políticas sociales. Trabalho apresentado no IV Congreso Latinoamericano de Ciências Sociales y Medicina, México, 23 p. (mimeo).

Lechner, Norbert. (1993) “Estado, mercado e desenvolvimento na América Latina”, Lua Nova, São Paulo: Cedec, nQ 28/29: 237-240.

Presidência da República, Secretaria de Comunicação Social. (1997). Brasil real, abril.

Pugin, Simone R. e Nascimento, Vania B. do. (1996) Principais marcos das mudanças institucionais no setor saúde (1974-1996) São Paulo: Cedec, (Série Didática, na 1).

Tavares, Maria da Conceição. (1993) “As políticas de ajuste no Brasil: os limites da resistência”. In: Tavares, Maria da Conceição e Fiori, José Luis. Desajuste global e modernização conservadora. São Paulo: Paz e Terra.

Downloads

Publicado

12-08-2022

Como Citar

Cohn, A. . (2022). Reforma do Estado e saúde. Sociedade E Estado, 12(01), 85–101. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/44142