Violência e dominação: as favelas voltam à cena
Palavras-chave:
.Resumo
As favelas cariocas voltam a ser tema de reflexão sociológica nos anos 90 na medida em que expressam fenômenos novos, para além da mera "pobreza" em termos de renda. Sua nova dinâmica aponta para uma sociedade “fraturada", na qual as leis universais não são efetivamente para todos e a identidade do pobre enquanto “trabalhador" confunde-se com a do “bandido Nesse contexto a autoridade do crime organizado ganha espaço e legitimidade nas favelas, ao mesmo tempo em que decresce a experiência histórica de luta das associações de moradores e seus ideais políticos. As políticas do Estado para as favelas, voltadas quase que exclusivamente para a repressão e controle do narcotráfico parecem conduzir a um obscurecimento das verdadeiras questões subjacentes à nova dinâmica social das favelas: as da exclusão social moderna e da globalização e suas consequências sociais e políticas
Downloads
Referências
Abreu, Mauricio de A. (1988) Evolução Urbana do Rio de Janeiro, 2.a ed. Rio de Janeiro: Iplan-Rio/Jorge Zahar, Ed.
Bourdieu, P.(1986) “La Domination Masculine”. Ades de la Recherche em Sciences Sociales, Paris.
------------------- (1976). “Les Modes de Domination”. Ades de la Recherche en Sciences Sociales n.° 2/3, junho.
Braga, G. e Barrera, I.A.F. (org.) (1991) A política da escassez: lutas urbanas eprogramas sociais governamentais. Fortaleza: Fund. Demócrito Rocha/Sylus Comunicações.
Dubet, F. e Lapeyronnie, D. (1992) LesQuartiersD’exil. Paris: Ed. du Seuil .
Esterci, Neide (1994) Escravos da Desigualdade: estudo sobre o uso repressivo da força de trabalho hoje. Rio de Janeiro: Cedi Koinois.
Fausto Neto, A.M. Quiroga (1993) “Os Centros Urbanos e a Internacionalização Da Violência”, in Novos Paradigmas e Realidade Brasileira. Belém: UFPA/Naga.
-------------------(1992) “Favelas e Ação Profissional; reexaminando o trabalho comunitário” ESS/UFRJ Projeto de Pesquisa.
-------------------(1993) “Revivendo Mecanismos Autoritários: as organizações de moradores na gestão de políticas públicas”, in Brasil urbano: Cenários da desordem. Rio de Janeiro: Notya Ed.
Imbert, Gerard (1992) Los Escenários de la Violência. Barcelona: Icara Ed.
Kovarick, Lúcio (1975) Capitalismo e Marginalidade na América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Moore Jr., Barrigton (1987) Injustiça: as bases sociais da obediência e da revolta. São Paulo: Brasiliense.
Moniz Sodré, (1977) O Monopólio da Fala. Petrópolis: Vozes.
Nascimento, E. P. (1994) “Hipóteses sobre a Nova Exclusão Social: dos excluídos necessários aos excluídos desnecessários”. Caxam- bu, XVIII Encontro da Anpocs.
Parise, Luciano (1969) “Favelas do Rio de Janeiro: evolução e sentido”. Cadernos CENPHA/PUCRJ, Rio de Janeiro.
Porto, M. Stella Grossi (1992) “Dominação e Conflito na Década de 90: a contribuição dos clássicos”. Série Sociologia, n 85 — Brasília: UnB.
_____________ (1993) “Tecnologia e Violência: algumas relações possíveis”. Caxambu, XVIII Encontro Anual, Anpocs.
Rodrigues, José Augusto de S. (1987), “Cultura de Violência: um estudo de caso”. XI Encontro Anual — Anpocs. mimeo
Rubim, A. A. C. (1993) “ Comunicação, Política e Mal-estar da/na Modernidade” in Novos Paradigmas e Realidade Brasileira. Belém: UFPA/Naea.
Sarti, Cynthia A. (1994) “Ambivalência entre Iguais: uma discussão sobre a moral dos pobres”. Caxambu, XVTII Encontro Anual - Anpocs.
Stocke, Verena (1993) “Cultura Européia: uma nova retórica de exclusão?”. RB.C.S. , n 22, Ano 08 junho.
Telles, Vera S. (1994) “Pobreza e Cidadania: precariedade e condições de vida” in Terceirização: Diversidade e negociação no mundo do trabalho — (org) Heloisa H.T.S. Martins e José Ricardo Ramalho, São Paulo: Hucitec/Cedi-Nets.
Thompson, E. (1979) Tradición. Revuelta y Consciência de Clase. Barcelona: Ed. Cútica.
Valadares, L. P. (1991) “Cem Anos Pensando a Pobreza” in Corporativismo e desigualdade: a construção do espaço público no Brasil^ (org) Renato Boschi. Rio de Janeiro, Iuperj/Rio Fundo.
Wacquant, Lõic J. D (1994) “O Retorno do Recalcado: violência urbana — Raça e dualização em três sociedades avançadas”, RB.C.S. n 24, ano 09. São Paulo: Anpocs, fevereiro.
Weber, Max (1994) Economia e Sociedade: fundamentos de sociologia compreensiva, 3 a ed. Brasília: Editora UnB.
Zaluar, Alba (1985) A Máquina e a Revolta: as organizações populares e o significado da pobreza. São Paulo: Brasiliense.
-------------------(1994). Condomínio do diabo. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Sociedade e Estado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.