A MUNDIALIZAÇÃO DA CULTURA

Autores

  • Maria Luiza Belloni Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

.

Resumo

O texto apresenta uma análise da invasão de todas as esferas da vida social pela comunicação, enquanto fenômeno típico da globalização econômica e da crescente tecnificação das sociedades contemporâneas. As principais consequências destes fenômenos seriam a normalização da violência e o surgimento de uma cultura jovem mundializada, criada pela publicidade e pela indústria cultural visando sobretudo a provocar a adesão ao consumo e difundindo os valores da "cultura do narcisismo".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Belloni, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina

Referências

Baudrillard, J. Simulacres et Simulations. Galilee, Paris, 1981.

Belloni, M. L. Reflexões sobre a Mídia, Série Sociológica, n. 69, Depto. De Sociologia, UnB, 1988.

-------. "O herói de mentirinha e a violência de verdade" in Re vista Humanidades, n. 19, Ed. Universidade de Brasilia, 1988.

-------. "Para além do bem e do mal, Rambo é o amigo de todas as crianças" in Revista Humanidades, vol. 7, n. 3, Ed. Universidade de Brasilia, 1991.

-------. "Collor ou la politique de la mise en scene" in Revista Hermes, n. 8/9, CNRS, Paris, 1991.

Debord, G. La Société du Spectacle. Ed. Buchct-Chastel, Paris, 1967.

Habermas, J. La Technique et la Science coniine Idéologie. Dcnoel-Gauthier, Paris, 1977.

Lasch, C. A Cultura do Narcisismo. Ed. Imago, Rio de Janeiro, 1983.

Lurçat, L. Le Jeune Enfant devant les Apparences Télévisuelles. Ed. ESF., Paris, 1984.

Lauwe, M. J. Chombary de et Bellan, C. Enfants de I'hnage. Ed. Payot, Paris, 1979.

Mattelart, A. Multinationales et Systènies de Communication. Ed. Anthopos, Paris, 1976.

-------. L'Internationale Publicitaire. Ed. La Découvcrte, Paris, 1989.

------. La Communication-monde. Ed. la Découverte, Paris, 1992.

MATTELART, A. e Dorfman, A. Para Ler o Pato Donald. Paz e Terra, Rio de janeiro, 1980.

MlEGE, B. La Société Conquise par la Communication. P.U.G., Gcnoble, 1989. McLuhan, M. Understanding Media. McGraw-Hill Book Company, New York, 1964.

Mercier, P. A. et allii. La Société Digitale. Sevil, Paris, 1984.

Ortiz, R. A Moderna Tradição Brasileira. Ed. Brasiliense, São Paulo, 1988.

SFEZ, L. Critique de la Communication. Sevil, Paris, 1988.

------. La Communication — Col. Que Sais-Je?. PUF, Paris, 1991.

TURKLE, S. Les Enfants de 1'Órdinateur. Ed. Denoél, Paris, 1984.

Zamiatin, E. Nós. Ed. Anima, Rio de Janeiro, 1983.

Downloads

Publicado

12-08-2022

Como Citar

Belloni, M. L. . (2022). A MUNDIALIZAÇÃO DA CULTURA. Sociedade E Estado, 9(01 e 02), 35–53. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/43820