VERSÕES DO BARROCO: MODERNO E PÓS-MODERNO

Autores

  • Walter Moser Universidade de Montréal
  • Maria José Faria R. Coracini Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

.

Resumo

Observa-se hoje um interesse acirrado ou mesmo generalizado pelo Barroco. De fato, no século XX, muitas tradições nacionais reavaliaram o lugar do Barroco em sua história cultural.
Este artigo sustenta que não se trata de um retomo histórico, ou até mesmo nostálgico ao Barroco, porém o retomo do Barroco em um contexto histórico particular. Este retomo inscreve-se no contexto de uma crise da modernidade. Mais precisamente, propõe-se aqui a hipótese que se trata ao mesmo tempo de uma retomada da melancolia modema e da despedida da utopia modema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walter Moser, Universidade de Montréal

Professor do Departamento de Literatura Comparada da Universidade de Montréal, Canadá.

Referências

ANCESCHI, Luciano. L'idea del barocco. Studi su un problema este tico. Bologna, Nuova Alfa, 1984.

BENJAMIN, Walter. Ursprung des deutschen Trauerspiels. Gesammelte Schriften. Vol. I, 1, Suhrkamp, Frankfurt a. M., 1974.

BEVERLEY, John. "Nuevas vacilaciones sobre el Barroco". Revista de Crítica Literaria Latinoamericana, XIV, n° 28, 1988, 215-227.

BROWN, Marshall. "The Classic is the Baroque. On the Pinciles of Wolfflin's Art History". Critical Inquiry 9, 1982, 379-404.

BUCI-GLUCKSMANN, Christine. La Raison baroque, De Baudelaire à Benjamin. Galilée, Paris, 1984.

. La Folie du voir, De I'esthetique baroque. Galilée, Paris, 1986.

. Tragique de I'ombre, Shakespeare et le Maniérisme. Galilee, Paris, 1990.

CALABRESE, Omar. L'etd neobarocca. Laterza, Bari, 1987.

DE CAMPOS, Haroldo. O sequestro do Barroco na formação da literatura brasileira: O caso de Gregório Matos. Fundação Casa de Jorge Amado, Salvador, 1989.

CROCE, Benedetto. Storia delTétà barocca in Italia. Laterza, Bari, 1946.

GARBER, Klaus. "Benjamins Bild des Barock". in Garber, Rezeption und Rettung.Drei Studien zu Walter Benjamin. Niemeyer, Tubingen, 1987.

DELEUZE, Gilles. Le Pli, Leibniz et le Baroque. Minuit, Paris, 1988.

GUGLIELMI, Guido. "Barocchi e modemi". Il Verri, Rivista di letteratura. 1987, 97-110.

JAMESON, Fredric. Postmodernism, The Cultural Logic of Late Capitalism.. Duke University Press, Durham, 1991.

Magazine Littéraire, 300 (L’Age Baroque), 1992, 20-81.

MARAVALL, José Antonio. La cultura del Barroco. Ariel, Barcelona, 1975.

LEPENIES, Wolf. "Das Ende der Utopie und die Riickkehr der Melancholie. Blick lauf die Intellektuellen eines alten Kontinents". Neue Ziircher Zeitung sábado-domingo 4 e 5 de julho/57-58, 1992.

SCARPETTA, Guy. LTmpureté. Grasset, Paris, 1985. . L'Artifice. Grasset, Paris, 1988.

STEINER, Uwe. "Allegorie und Allergie. Bemerkungen zur Diskussion um Benjamins Trauerspielbuch in der Barockforschung", Daphis, XVIII, n° 4/641-701, 1989.

WÕLFFLIN, Heinrich. Renaissance und Barock. Schwabe, Basel, 1965. . Principles of Art History. Dover Publications, New York, 1940.

Downloads

Publicado

12-08-2022

Como Citar

Moser, W. ., & Coracini, M. J. F. R. . (2022). VERSÕES DO BARROCO: MODERNO E PÓS-MODERNO. Sociedade E Estado, 8(01 e 02), 39–56. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/43782