Avaliação da Governança do Ecossistema Distrital de Ciência, Tecnologia Inovação: o Papel da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF)
Palavras-chave:
Governança, Ecossistema de CT&I, FAPDF.Resumo
O propósito deste artigo é contribuir com análises voltadas para avaliar a estrutura, conduta e desempenho de atores organizacionais que são conhecidos como “fundações de apoio” e que exercem papel fundamental nas políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O artigo considera especificamente aspectos da estrutura de governança da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e como ela afeta o desempenho das políticas de CT&I. São apresentados resultados de uma ampla consulta realizada com diferentes stakeholders do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação do Distrito Federal, que apontam para deficiências, pontos críticos e perspectivas de aprimoramento institucional e de desempenho da FAPDF. Com base nestas percepções e na literatura especializada, desenvolve-se recomendações e sugestões sobre um possível modelo para sustentar uma maior atuação da Fundação na governança do Ecossistema Distrital de CT&I.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à revista autorizam sua publicação em meio eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos atestam sua originalidade e sua autoria