ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO EM DUAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE MANOEL VIANA

Autores

  • Mauricio Ramos Lutz Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete
  • Fabiane Cristina Farsen Hünemeier Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete
  • Danieli Maria Junges Friederich Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete

Palavras-chave:

Políticas Públicas; Alfabetização; Programa Mais alfabetização.

Resumo

O presente trabalho apresenta dados relevantes em relação as Políticas Públicas criadas com o foco na erradicação do analfabetismo em nosso país. No ano de 2018 foi criado o Programa Mais Alfabetização (PMALFA), sendo ele o objeto de estudo desta pesquisa, a qual teve como objetivo analisar o processo de implementação do Programa em duas escolas da rede estadual de ensino do município de Manoel Viana/RS, analisando a coerência entre a proposta e a prática. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo. Foram realizadas pesquisas teóricas referentes ao processo de alfabetização e o analfabetismo no Brasil. Para maiores conhecimentos em relação a implementação do Programa e as experiências vivenciadas pelas escolas, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Segundo os dados obtidos, o PMALFA é uma estratégia para atingir a Meta 5 do Plano Nacional de Educação, que consiste em alfabetizar todas as crianças até o final do ciclo de alfabetização, por meio de formações para os profissionais envolvidos e suporte técnico e financeiro as escolas. Os dados revelaram que na etapa em que o Programa foi implementado, os alunos apresentaram um bom rendimento. No entanto, a segunda etapa, que estava prevista para 2019, não foi implementada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BÔAS, Bruno. V. Analfabetismo cai no Brasil, mas 11,5 milhões não sabem ler, diz IBGE. 2018. Disponível em: <https://valor.globo.com/brasil/noticia/2018/05/18/analfabetismo-cai-no-brasil-mas-115-milhoes-nao-sabem-ler-diz-ibge.ghtml>. Acesso em: out. de 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm>. Acesso em: nov. de 2018.

______. Ministério da Educação. Abertas 114,8 mil vagas em cursos de formação continuada. 2010a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32190>. Acesso em: nov. de 2018.

______. Ministério da Educação. Ciclo de alfabetização deve prosseguir sem interrupção. 2010b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/.../16166-ciclo-de-alfabetizacao-deve-prosseguir-sem-interrupcao>. Acesso em: nov. de 2018.

______. Ministério da Educação. Pnaic: o desafio da alfabetização na idade certa. 2015. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/em-revista/266/pnaic-o-desafio-da-alfabetizacao-na-idade-certa.html>. Acesso em nov. de 2018.

______. Ministério da Educação. MEC anuncia Política Nacional de Alfabetização para reverter estagnação na aprendizagem. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article/211-noticias/218175739/56321-mec-anuncia-politica-nacional-de-alfabetizacao-para-reverter-estagnacao-na-aprendizagem?Itemid=164>. Acesso em: out. de 2019.

______. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Resolução Nº 7, de 22 de março de 2018a Disponível em: <http://Www.Lex.Com.Br/Legis_27628591_Resolucao_N_7_De_22_De_Marco_De_2018.Aspx>. Acesso em: out. de 2019.

______. Ministério da Educação. Programa Mais Alfabetização: Portaria Nº 142, de 22 de fevereiro de 2018b Disponível em: <http://Www.Lex.Com.Br/Legis_27628591_Resolucao_N_7_De_22_De_Marco_De_2018.Aspx>. Acesso em: set. de 2018.

______. Ministério da Educação. Programa Mais Alfabetização: Manual Operacional do Sistema de Orientação Pedagógica e Monitoramento. 2018c. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85691-manual-operacional-pmalfa-final/file>. Acesso em: out. de 2019.

______. Ministério de Educação. Ofício-circular Nº 1/2019/DPR/SEB/SEB-MEC. Brasília, 30 de abril de 2019. Disponível em: <https://undime.org.br/uploads/documentos/phpTr29c0_5ccc4e562c1bd.pdf>. Acesso em: out. 2019.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Infantil e Fundamental. Elaboração de políticas e estratégias para a prevenção do fracasso escolar. Brasília, 2005. Disponível em: <https://www.oei.es/historico/quipu/brasil/sistema_nacional_formacion_profesores.pdf>. Acesso em: out. de 2019.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

______. A importância do ato de ler. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989.

______. Pedagogia do Oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

LUCKESI, Cipriano. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2002.

MINAYO, Maria C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec/ABRASCO, 2001.

MORTATTI, Maria do R. L. A “querela dos métodos” de alfabetização no Brasil: contribuições para metodizar o debate. Revista ACOALFAplp: Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua portuguesa, São Paulo, ano 3, n. 5, 2009. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/reaa/issue/view/835>. Acesso em: out. de 2019.

______. História dos métodos de alfabetização no Brasil. Brasilina: Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/alf_mortattihisttextalfbbr.pdf>. Acesso em: out. de 2019.

SOARES, Magda. Letramento: um têma em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

______. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 25, p. 5-16, jan./abr. 2004.

Downloads

Publicado

2022-02-28 — Atualizado em 2022-02-28

Versões

Como Citar

RAMOS LUTZ, Mauricio; CRISTINA FARSEN HÜNEMEIER, Fabiane; MARIA JUNGES FRIEDERICH, Danieli. ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO EM DUAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE MANOEL VIANA. RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, [S. l.], v. 1, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rp3/article/view/29150. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos