ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO EM DUAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE MANOEL VIANA
Palavras-chave:
Políticas Públicas; Alfabetização; Programa Mais alfabetização.Resumo
O presente trabalho apresenta dados relevantes em relação as Políticas Públicas criadas com o foco na erradicação do analfabetismo em nosso país. No ano de 2018 foi criado o Programa Mais Alfabetização (PMALFA), sendo ele o objeto de estudo desta pesquisa, a qual teve como objetivo analisar o processo de implementação do Programa em duas escolas da rede estadual de ensino do município de Manoel Viana/RS, analisando a coerência entre a proposta e a prática. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo. Foram realizadas pesquisas teóricas referentes ao processo de alfabetização e o analfabetismo no Brasil. Para maiores conhecimentos em relação a implementação do Programa e as experiências vivenciadas pelas escolas, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Segundo os dados obtidos, o PMALFA é uma estratégia para atingir a Meta 5 do Plano Nacional de Educação, que consiste em alfabetizar todas as crianças até o final do ciclo de alfabetização, por meio de formações para os profissionais envolvidos e suporte técnico e financeiro as escolas. Os dados revelaram que na etapa em que o Programa foi implementado, os alunos apresentaram um bom rendimento. No entanto, a segunda etapa, que estava prevista para 2019, não foi implementada.
Downloads
Referências
BÔAS, Bruno. V. Analfabetismo cai no Brasil, mas 11,5 milhões não sabem ler, diz IBGE. 2018. Disponível em: <https://valor.globo.com/brasil/noticia/2018/05/18/analfabetismo-cai-no-brasil-mas-115-milhoes-nao-sabem-ler-diz-ibge.ghtml>. Acesso em: out. de 2019.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm>. Acesso em: nov. de 2018.
______. Ministério da Educação. Abertas 114,8 mil vagas em cursos de formação continuada. 2010a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32190>. Acesso em: nov. de 2018.
______. Ministério da Educação. Ciclo de alfabetização deve prosseguir sem interrupção. 2010b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/.../16166-ciclo-de-alfabetizacao-deve-prosseguir-sem-interrupcao>. Acesso em: nov. de 2018.
______. Ministério da Educação. Pnaic: o desafio da alfabetização na idade certa. 2015. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/em-revista/266/pnaic-o-desafio-da-alfabetizacao-na-idade-certa.html>. Acesso em nov. de 2018.
______. Ministério da Educação. MEC anuncia Política Nacional de Alfabetização para reverter estagnação na aprendizagem. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article/211-noticias/218175739/56321-mec-anuncia-politica-nacional-de-alfabetizacao-para-reverter-estagnacao-na-aprendizagem?Itemid=164>. Acesso em: out. de 2019.
______. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Resolução Nº 7, de 22 de março de 2018a Disponível em: <http://Www.Lex.Com.Br/Legis_27628591_Resolucao_N_7_De_22_De_Marco_De_2018.Aspx>. Acesso em: out. de 2019.
______. Ministério da Educação. Programa Mais Alfabetização: Portaria Nº 142, de 22 de fevereiro de 2018b Disponível em: <http://Www.Lex.Com.Br/Legis_27628591_Resolucao_N_7_De_22_De_Marco_De_2018.Aspx>. Acesso em: set. de 2018.
______. Ministério da Educação. Programa Mais Alfabetização: Manual Operacional do Sistema de Orientação Pedagógica e Monitoramento. 2018c. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85691-manual-operacional-pmalfa-final/file>. Acesso em: out. de 2019.
______. Ministério de Educação. Ofício-circular Nº 1/2019/DPR/SEB/SEB-MEC. Brasília, 30 de abril de 2019. Disponível em: <https://undime.org.br/uploads/documentos/phpTr29c0_5ccc4e562c1bd.pdf>. Acesso em: out. 2019.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Infantil e Fundamental. Elaboração de políticas e estratégias para a prevenção do fracasso escolar. Brasília, 2005. Disponível em: <https://www.oei.es/historico/quipu/brasil/sistema_nacional_formacion_profesores.pdf>. Acesso em: out. de 2019.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
______. A importância do ato de ler. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989.
______. Pedagogia do Oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
LUCKESI, Cipriano. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2002.
MINAYO, Maria C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec/ABRASCO, 2001.
MORTATTI, Maria do R. L. A “querela dos métodos” de alfabetização no Brasil: contribuições para metodizar o debate. Revista ACOALFAplp: Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua portuguesa, São Paulo, ano 3, n. 5, 2009. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/reaa/issue/view/835>. Acesso em: out. de 2019.
______. História dos métodos de alfabetização no Brasil. Brasilina: Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/alf_mortattihisttextalfbbr.pdf>. Acesso em: out. de 2019.
SOARES, Magda. Letramento: um têma em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
______. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 25, p. 5-16, jan./abr. 2004.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-02-28 (2)
- 2022-02-28 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à revista autorizam sua publicação em meio eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos atestam sua originalidade e sua autoria