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ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO EM DUAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE MANOEL VIANA

Autores

  • Mauricio Ramos Lutz Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete
  • Fabiane Cristina Farsen Hünemeier Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete
  • Danieli Maria Junges Friederich Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete

Palavras-chave:

Políticas Públicas; Alfabetização; Programa Mais alfabetização.

Resumo

O presente trabalho apresenta dados relevantes em relação as Políticas Públicas criadas com o foco na erradicação do analfabetismo em nosso país. No ano de 2018 foi criado o Programa Mais Alfabetização (PMALFA), sendo ele o objeto de estudo desta pesquisa, a qual teve como objetivo analisar o processo de implementação do Programa em duas escolas da rede estadual de ensino do município de Manoel Viana/RS, analisando a coerência entre a proposta e a prática. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo. Foram realizadas pesquisas teóricas referentes ao processo de alfabetização e o analfabetismo no Brasil. Para maiores conhecimentos em relação a implementação do Programa e as experiências vivenciadas pelas escolas, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Segundo os dados obtidos, o PMALFA é uma estratégia para atingir a Meta 5 do Plano Nacional de Educação, que consiste em alfabetizar todas as crianças até o final do ciclo de alfabetização, por meio de formações para os profissionais envolvidos e suporte técnico e financeiro as escolas. Os dados revelaram que na etapa em que o Programa foi implementado, os alunos apresentaram um bom rendimento. No entanto, a segunda etapa, que estava prevista para 2019, não foi implementada.

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Publicado

2022-02-28

Versões

Como Citar

RAMOS LUTZ, Mauricio; CRISTINA FARSEN HÜNEMEIER, Fabiane; MARIA JUNGES FRIEDERICH, Danieli. ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO EM DUAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE MANOEL VIANA. RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, [S. l.], v. 1, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rp3/article/view/29150. Acesso em: 22 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos