Estudo sobre Ressonância Estratégica na Gestão da Segurança Pública em uma Organização Policial Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.18829/rp3.v0i09.20148Resumo
O objetivo desta pesquisa foi desvelar como as decisões dos atores que ocupam cargos em nível estratégico contribuem para o alinhamento da função de operações e do ambiente no desenvolvimento e na manutenção de inovação na organização na Polícia Militar da capital do Brasil, a PMDF, localizada no Distrito Federal. Para tanto, realizou-se um estudo de caso em seus Postos Comunitários de Segurança, desenvolvido por meio de uma pesquisa transversal com procedimentos qualitativos, perpetrado com oito entrevistas semiestruturadas com atores do nível estratégico da corporação, posteriormente ponderadas por meio da análise de conteúdo. Para explicar tanto a dinâmica de ressonância estratégica na PMDF quanto a inovação em serviço estudada, contou-se com três categorias teóricas: (re)enquadrar-se à s demandas do ambiente; decidir sobre o envolvimento dos demais níveis na tomada de decisão estratégica; e operacionalizar as capacidades de operação para prestação do serviço. Em linhas gerais, o estudo demonstrou a complexidade do estabelecimento de uma estratégia ressonante de prestação do serviço de policiamento comunitário, bem como a diversidade de pontos de vistas existentes na PMDF em relação a esse processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à revista autorizam sua publicação em meio eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos atestam sua originalidade e sua autoria