Estratégias de Desenvolvimento Nacional para o período 2012-2015: O Plano Mais Brasil sob a perspectiva da abordagem da CEPAL
DOI :
https://doi.org/10.18829/rp3.v0i08.19394Résumé
Este estudo tem por objetivo verificar, a partir dos objetivos e metas de desenvolvimento nacional constantes no Plano Mais Brasil, se há traços que se alinham com a visão estruturalista e neoestruturalista de desenvolvimento latino-americano. Para tanto, a análise foi focada nos cinco primeiros macrodesafios do Plano Mais Brasil. Constatou-se que há um alinhamento com as ideias propostas pela corrente neoestruturalista, pois considera que aliados a fatores econômicos devem estar fatores sociais, políticos e ambientais como parte da estratégia de desenvolvimento nacional. Diante disso, o Plano Mais Brasil, de forma contrária à s políticas propostas nos anos 1990, fortalece o papel do Estado no processo de desenvolvimento, o qual deve atuar também como agente integrador dos diversos atores políticos e sociais, e busca conhecer a importância das dinâmicas nacionais para o processo, mas ainda há muito a avançar para a construção de um modelo de desenvolvimento apoiado do progresso técnico e científico.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2016-11-08
Comment citer
BARROS, Cristiana Ramalho; DAROIT, Doriana Daroit; OLIVEIRA, Luiz Guilherme. Estratégias de Desenvolvimento Nacional para o período 2012-2015: O Plano Mais Brasil sob a perspectiva da abordagem da CEPAL. RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, [S. l.], n. 1, 2016. DOI: 10.18829/rp3.v0i08.19394. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rp3/article/view/14594. Acesso em: 21 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
(c) Tous droits réservés RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas 2016
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os autores de trabalhos submetidos à revista autorizam sua publicação em meio eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos atestam sua originalidade e sua autoria