IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS DE INCLUSÃO DIGITAL EM ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.18829/rp3.v0i1.18140Keywords:
Funds. Children and Adolescents. Management.Abstract
The purpose of this article is to discuss the challenges faced in the installation of digital inclusion policies in
agrarian reform settlements. For that, I base on two evaluative studies of digital inclusion initiatives: one in
Ceará, which evaluated the Centro Rural de Inclusão Digital (CRID), the Santana settlement, the other in São
Paulo, analyzing the Acessa SP Program, in two settlements: Haroldina and Gleba XV de Novembro, both in
the Pontal do Paranapanema Region. The methodology used was the assessment of impacts under the
ethnographic perspective. The results showed the importance of considering local leadership and especially
community involvement throughout the process of implementation of public policy
sibility of transparency of the application of the Fund”Ÿs resour- ces on civil society
Downloads
References
ABRUCIO, F. L.; FRANZESE, C. Federalismo e políticas públicas: O impacto das relações intergovernamentais no Brasil. Disponível em: <http://www.defesasocial.rn.gov.br/content/aplicacao/searh_escola/arquivos/pdf/paperfederalismo-fernando-abrucio.pdf>. Acesso em: 20/12/2013.
ACESSA SP. Disponível em: <http://www.acessasaopaulo.sp.gov.br>. Acesso em: 01/10/2010.
CARVALHO, M. do C. B. de. Avaliação participativa ”“ uma escolha metodológica In: RICO, E. M. (org.) Avaliação de Políticas Sociais: uma questão em debate. São Paulo: Cortez/IEE, 1998.
CASAS DIGITAIS. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMNTO AGRÁRIO. Disponível em: . Acesso em: 02/10/2009.
CENTROS RURAIS DE INCLUSÃO DIGITAL. Disponível em: www.multimeios.ufc.br. Acesso em: 20/04/2010.
DURLI, Z. Políticas educacionais no contexto das políticas sociais. In: HETKOWSKI, T. M. (Org.). Políticas Públicas & Inclusão Digital. Salvador: EDUFBA, 2008.
ESTEVÃO, P. et al. Inclusão Digital e Políticas Públicas no Meio Rural: Um Estudo sobre os Territórios Digitais. Anais: Sociedade Brasileira Economia, Administração e Sociologia Rural, Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2010.
GONÇALVES, A. F. Educação do campo, Desenvolvimento e Inclusão digital.
Mediações culturais no universo semi-árido cearense. Projeto de Pesquisa, FACED/UFC, CAPES, 2008 (mimeo).
GUSSI, A. F.; GONÇALVES, A. F; RODRIGUES, L. C. Avaliação de Políticas Públicas e Programas de Desenvolvimento da Região Nordeste. Projeto de Pesquisa. Fortaleza, 2006 (mimeo).
____________; RODRIGUES, L. C. A experiência do Núcleo Multidisciplinar de Avaliação de Políticas Públicas (Numapp) do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP), da Universidade Federal do Ceará (UFC). In: RODRIGUES, L. C. (org.). Trabalho, Políticas Públicas e Estratégias Empresariais. Fortaleza: MAPP/expressão Gráfica Editora, 2010.
HOLANDA, N. Avaliação de programas. Conceitos básicos sobre a avaliação “ex post” de programas e projetos. Fortaleza: ABC Editora, 2006.
JENSEN, M.; ESTERHUYSEN, A. Receitas do Telecentro Comunitário para a África. Organização Educacional, Científica e Cultural das Nações Unidas, Paris, 2001.
LAIPELT, R. do C. F. et al. Informação e comunicação para cidadania: qualificando monitores para telecentros comunitários. Florianópolis, novembro. 2003.
LEJANO, R. P. Frameworks for Policy Analysis: Mergin Text and Context. Nova York: Rutledge, 2006.
LOBO, T. Avaliação de processos e impactos em programas sociais ”“ algumas questões para reflexão In RICO, E.M. (org.) Avaliação de Políticas Sociais: uma questão em debate. São Paulo: Cortez/IEE, 1998.
MORI, C. K. Políticas públicas para inclusão digital no Brasil: aspectos institucionais e efetividade em iniciativas federais de disseminação de telecentros no período 2000-2010.
Tese (Doutorado em Serviço Social). Faculdade de Serviço Social, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
SILVA e SILVA, M. O. Avaliação de políticas e programas sociais: aspectos conceituais e metodológicos. In: Avaliação de políticas e programas sociais: teoria & prática. São Paulo: Veras Editora, 2001.
SOUZA, C. "Estado do campo" da pesquisa em políticas públicas no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol.18, no.51, São Paulo, Fev., 2003.
WARSCHAUER, M. Technology and Social Inclusion: rethinking the digital divide. MIT Press, 2003.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 RP3
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à revista autorizam sua publicação em meio eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos atestam sua originalidade e sua autoria