REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA.
Abstract
Este artigo se insere no contexto de uma dissertação de mestrado e traz resultados de uma revisão sistemática realizada com o objetivo de CONHECER os estudos desenvolvidos sobre a temática EDUCAÇÃO QUILOMBOLA, a fim de verificar lacunas ainda carentes de serem preenchidas por uma nova pesquisa. Intenta compreender como estas escolas vêm se configurando no estado de Mato Grosso e se há contribuições do Movimento Social quilombola para a efetivação de uma educação específica e diferenciada. A Revisão sistemática é um importante procedimento metodológico que objetiva sintetizar os estudos realizados acerca de determinado tema. No caso desta revisão, pesquisei em bases de estudos acadêmicos, utilizando descritores em língua portuguesa: educação quilombola, educação e comunidades negras rurais, movimento quilombola e educação e localizei 5 teses de Doutorado, 46 dissertações de mestrado e 9 artigos. Após avaliação, selecionei 2 teses, 8 dissertações e 4 artigos que me apresentaram mais informações no que tange a prática pedagógica diferenciada de escolas inseridas em Quilombos e as contribuições do movimento social quilombola para a sua efetivação. Esta revisão sistemática aponta para a necessidade de novas pesquisas no âmbito escolar que aprofundem o debate em torno de uma educação quilombola em suas especificidades.
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