A ATUAÇÃO DO PROJETO SOCIAL NO COMBATE À POBREZA PELA VIA DA EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM CAXIAS, MARANHÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18829/2317-921X.2025.e54860

Palavras-chave:

Pobreza, Infância, Educação, Projeto social

Resumo

Este artigo investiga a pobreza e a infância, focando na análise da atuação de um projeto social que combate a pobreza através da educação de crianças e adolescentes no interior nordestino. Realizou-se um estudo de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, em um projeto social na cidade de Caxias/MA. Participaram da pesquisa três agentes que trabalham diretamente com crianças e adolescentes. Os dados empíricos foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostram que as práticas educativas do projeto são influenciadas por diferentes realidades, concepções e percepções de mundo dos sujeitos envolvidos. A pesquisa revelou que a atuação do projeto envolve tanto aspectos materiais quanto simbólicos. Contribuindo para futuras pesquisas acadêmicas sobre infância e pobreza, este estudo também oferece subsídios para políticas públicas voltadas para esse público.

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Biografia do Autor

Ronald Pires Rocha, Universidade Federal do Piauí

Mestrando em Ciência Política pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Especialização em Ensino de Ciências Sociais pela União Brasileira de Faculdades (UniBF), Graduado em Ciências Sociais Pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). 

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

ROCHA, Ronald Pires. A ATUAÇÃO DO PROJETO SOCIAL NO COMBATE À POBREZA PELA VIA DA EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM CAXIAS, MARANHÃO. RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, [S. l.], v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.18829/2317-921X.2025.e54860. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rp3/article/view/54860. Acesso em: 28 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos