LETRAMENTO DIGITAL: UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO PARA A COLHEITA DIGITAL DE INFORMAÇÕES.
DOI:
https://doi.org/10.18829/2317-921X.2024.e54366Palavras-chave:
Gamificação; RIDE DF; Nucleação Territorial; Tecnologia da Informação; EducaçãoResumo
O componente letramento digital desenvolvido pelo Centro de Gestão e Inovação da Agricultura Familiar da Universidade de Brasília (Cegafi/UnB), no âmbito da Ação Ride San DF+ surge como parte da iniciativa de gamificação, com a possibilidade de construção de conhecimento e formação cidadã sobre o meio digital para atender a estratégia colheita digital de informações. O presente trabalho focalizará na promoção de infra-estrutura de aprendizagem e desenvolvimento digital a partir da utilização da gamificação para processos formativos e de autonomia cidadã. Para tanto, é utilizada uma abordagem de jornadas e missões, com o intuito de realizar a mediação de ferramentas do mundo digital, e apresentar também quando usar e quais cuidados tomar. Os materiais elaborados para cada um das jornadas de conhecimento (Jornada Digital, Jornada de Cidadania e Jornada de Cartografia Digital) são apresentados para jovens selecionados em cinco assentamentos rurais localizados na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE DF), sendo três no estado de Goiás, um em Minas Gerais e um no Distrito Federal. Estes jovens são bolsistas apoiados pela FAP-DF e contam com mentoria de facilitadores locais. A plataforma ainda contará com um “sistema de recompensas”, onde os jovens, após realizar as atividades, ganharão moedas denominadas de “Cegafianitos” e poderão trocá-las por recompensas que estarão disponíveis. A partir da iniciativa busca-se propor, estruturar, animar, fortalecer e autonomizar uma rede de letramento digital e apoio à gestão de dados e produção de informações, por meio do co-compartilhamento de formação e informação em plataforma colaborativa de comunicação e gestão de informações.
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