Avaliação da Governança do Ecossistema Distrital de Ciência, Tecnologia Inovação: o Papel da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF)

Autores

Palavras-chave:

Governança, Ecossistema de CT&I, FAPDF.

Resumo

O propósito deste artigo é contribuir com análises voltadas para avaliar a estrutura, conduta e desempenho de atores organizacionais que são conhecidos como “fundações de apoio” e que exercem papel fundamental nas políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O artigo  considera especificamente aspectos da estrutura de governança da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e como ela afeta o desempenho das políticas de CT&I. São apresentados resultados de uma ampla consulta realizada com diferentes stakeholders do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação do Distrito Federal, que apontam para deficiências, pontos críticos e perspectivas de aprimoramento institucional e de desempenho da FAPDF. Com base nestas percepções e na literatura especializada, desenvolve-se recomendações e sugestões sobre um possível modelo para sustentar uma maior atuação da Fundação na governança do Ecossistema Distrital de CT&I.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-02-07

Como Citar

CALMON, Paulo Carlos Du Pin; MIRANDA, Luciana de Oliveira; OLIVEIRA, Susan Elizabeth Martins Cesar de. Avaliação da Governança do Ecossistema Distrital de Ciência, Tecnologia Inovação: o Papel da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) . RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, [S. l.], v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rp3/article/view/52533. Acesso em: 27 abr. 2024.