O Renascimento do Estado?

As funções do Estado no mundo impactado pelo coronavírus

Autores

  • Barnabe Lucas de Oliveira Neto UFPB

Palavras-chave:

Estado; Brasil; coronavírus; governo

Resumo

A resenha expõe o debate realizado por Laura de Carvalho em Curto-Circuito a respeito das cinco funções do Estado que a pandemia ajudou a revelar. Para além deste debate, há uma ampla contextualização das funções apresentadas a partir de debates acadêmicos nos ramos da economia e política e de eventos históricos recentes. A realidade brasileira é especialmente analisada pela autora, principalmente por meio da discussão de questões estratégicas para o futuro do Estado e da democracia brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BLOCK, Fred. Swimming Against the Current: The Rise of a Hidden Developmental State in the United States. Politics and Society, v. 36, n. 2, p. 169-206, 2008.

BORON, Atílio. Estado. In: SADER, Emir & JINKINGS, Ivana (coord.). Enciclopédia contemporânea da América Latina e do Caribe. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006. p. 510-518.

CARVALHO, Laura. Curto-Circuito: o vírus e a volta do Estado. São Paulo: Todavia, 1ª Ed., 2020.

COSTA, Karen Fernandez. Trajetórias e Desenvolvimento: As Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação dos Estados. Estudos e Análise de Conjuntura – OPEU, 2013.

Downloads

Publicado

2022-08-23

Como Citar

LUCAS DE OLIVEIRA NETO, B. O Renascimento do Estado? As funções do Estado no mundo impactado pelo coronavírus. RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, [S. l.], v. 1, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rp3/article/view/41296. Acesso em: 31 jan. 2023.

Edição

Seção

Resenha