NATUREZA DAS OCORRÊNCIAS REGISTRADAS NO DEPARTAMENTO DE FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE CATALÃO-GO
Palavras-chave:
Meio Ambiente, Conflitos ambientais, Gestão Ambiental, Poluição SonoraResumo
O presente estudo objetivou identificar e quantificar a natureza das ocorrências registradas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão-GO (SEMMAC), que dispõe a população do município serviço de atendimento de denúncias 24 horas por meio da Patrulha Ambiental. Foram registradas no Departamento de Fiscalização Ambiental (DFA) da SEMMAC 5.050 ocorrências no ano de 2018, 5.133 no ano de 2019 e 2.743 no primeiro semestre de 2020. Foi observado, no período estudado, o registro de maior número de ocorrências referentes a área urbana do município. Não houve diferença aparente no número de ocorrências registradas por mês. Referente a natureza das ocorrências registradas, em todos os anos analisados foi registrado o maior número de ocorrências referentes à poluição sonora, sendo também representativas as ocorrências referentes a poluição atmosférica, maus tratos de animais domésticos, transbordamentos na rede pública de esgotamento sanitário, fossas sépticas, assim como lançamento de efluentes e água servida na via pública, danos a vegetação e animais silvestres em cativeiro. Os dados apresentados oferecem subsídios para o conhecimento sobre as questões ambientais em âmbito municipal, podendo colaborar nas discussões dos órgãos envolvidos no planejamento de ações fiscalizatórias e educativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à revista autorizam sua publicação em meio eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos atestam sua originalidade e sua autoria