NATUREZA DAS OCORRÊNCIAS REGISTRADAS NO DEPARTAMENTO DE FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE CATALÃO-GO

Autores

  • Thatiana Martins dos Santos Mesquita Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão-GO https://orcid.org/0000-0001-6671-9948
  • Vinícius Garcia Dezute Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão-GO
  • Silas José Tristão

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Conflitos ambientais, Gestão Ambiental, Poluição Sonora

Resumo

O presente estudo objetivou identificar e quantificar a natureza das ocorrências registradas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão-GO (SEMMAC), que dispõe a população do município serviço de atendimento de denúncias 24 horas por meio da Patrulha Ambiental. Foram registradas no Departamento de Fiscalização Ambiental (DFA) da SEMMAC 5.050 ocorrências no ano de 2018, 5.133 no ano de 2019 e 2.743 no primeiro semestre de 2020. Foi observado, no período estudado, o registro de maior número de ocorrências referentes a área urbana do município. Não houve diferença aparente no número de ocorrências registradas por mês. Referente a natureza das ocorrências registradas, em todos os anos analisados foi registrado o maior número de ocorrências referentes à poluição sonora, sendo também representativas as ocorrências referentes a poluição atmosférica, maus tratos de animais domésticos, transbordamentos na rede pública de esgotamento sanitário, fossas sépticas, assim como lançamento de efluentes e água servida na via pública, danos a vegetação e animais silvestres em cativeiro. Os dados apresentados oferecem subsídios para o conhecimento sobre as questões ambientais em âmbito municipal, podendo colaborar nas discussões dos órgãos envolvidos no planejamento de ações fiscalizatórias e educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thatiana Martins dos Santos Mesquita, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão-GO

Possui graduação em Ciências - Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Luterana do Brasil - Campus Itumbiara, GO (2005) e mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia, MG (2009). Atua como bióloga, com experiência na área de consultoria ambiental, e ênfase em conservação, ecologia de abelhas, entomofauna. Atualmente é Agente de Fiscalização Ambiental na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão - GO.

Vinícius Garcia Dezute, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão-GO

Biólogo, tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Ornitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente e conservação, ecologia, agroecologia. Atualmente é Agente de Fiscalização Ambiental na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão-GO.

Silas José Tristão

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás. Possui Especialização em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de Goiás. É Servidor Efetivo do Município de Catalão no cargo de Técnico Agrícola desde 1997. Atualmente exerce a função do cargo de Secretário Municipal de Meio Ambiente de Catalão-GO.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

MARTINS DOS SANTOS MESQUITA, Thatiana; GARCIA DEZUTE, Vinícius; JOSÉ TRISTÃO, Silas. NATUREZA DAS OCORRÊNCIAS REGISTRADAS NO DEPARTAMENTO DE FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE CATALÃO-GO. RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, [S. l.], v. 1, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rp3/article/view/35214. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos