REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA.

Autores

  • Augusta Eulália Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso.
  • Suely Dulce de Castilho Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo


Este artigo se insere no contexto de uma dissertação de mestrado e traz resultados de uma revisão sistemática realizada com o objetivo de CONHECER os estudos desenvolvidos sobre a temática EDUCAÇÃO QUILOMBOLA, a fim de verificar lacunas ainda carentes de serem preenchidas por uma nova pesquisa. Intenta compreender como estas escolas vêm se configurando no estado de Mato Grosso e se há contribuições do Movimento Social quilombola para a efetivação de uma educação específica e diferenciada. A Revisão sistemática é um importante procedimento metodológico que objetiva sintetizar os estudos realizados acerca de determinado tema. No caso desta revisão, pesquisei em bases de estudos acadêmicos, utilizando descritores em língua portuguesa: educação quilombola, educação e comunidades negras rurais, movimento quilombola e educação e localizei 5 teses de Doutorado, 46 dissertações de mestrado e 9 artigos. Após avaliação, selecionei 2 teses, 8 dissertações e 4 artigos que me apresentaram mais informações no que tange a prática pedagógica diferenciada de escolas inseridas em Quilombos  e as contribuições do movimento social quilombola para a sua efetivação. Esta revisão sistemática aponta para a necessidade de novas pesquisas no âmbito escolar que aprofundem o debate em torno de uma educação quilombola em suas especificidades.

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Publicado

2014-09-18

Como Citar

FERREIRA, Augusta Eulália; CASTILHO, Suely Dulce de. REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA. RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, [S. l.], n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rp3/article/view/14561. Acesso em: 14 nov. 2024.