MONITORANDO A EVASÃO ESCOLAR NA ZONA RURAL DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: um estudo da contribuição do Programa Caminho da Escola

Autores

  • Gabriel Lima Marques Universidade Federal do Amapá ”“ UNIFAP

DOI:

https://doi.org/10.18829/rp3.v1i11.26814

Palavras-chave:

Evasão Escolar. Política Pública. Programa Caminho da Escola.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo investigar se o Programa Caminho da Escola, iniciativa do governo federal que tem como um dos seus outcomesesperados: a redução da evasão escolar na zona rural, é ou não eficaz quanto a isso. Para tanto, logo em seguida a algumas colocações delimitadoras da pesquisa, como o local e a rede de abrangência ”“ no caso, entre as escolas públicas dos municípios do Estado do Rio de Janeiro ”“ o período ”“ especificamente, entre os anos de 2011 a 2015 ”“ e o input utilizado para a aquisição dos veículos padronizados de transporte escolar ”“ qual seja, os recursos orçamentários do Ministério da Educação (MEC). Foram trazidas ainda tanto algumas informações sobre a relação entre a falta de transporte, a evasão escolar no campo e o papel da União frente a esse problema. Quanto oferecidas ainda explicações de natureza metodológica. E por fim, apresentada a trilha percorrida pelo estudo, junto aos dados encontrados, para alcançar a conclusão de que a contribuição do Programa não foi tão relevante frente ao investimento realizado.

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Biografia do Autor

Gabriel Lima Marques, Universidade Federal do Amapá ”“ UNIFAP

Doutorando em Direito Público na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ”“ UFRJ. Pós-Graduado em Direito e Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ”“ ENSP da Fundação Oswaldo Cruz ”“ FIOCRUZ. Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro ”“ UERJ. Professor (40 horas - DE) de Direito Constitucional da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Advogado.

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Publicado

2018-07-27

Como Citar

MARQUES, Gabriel Lima. MONITORANDO A EVASÃO ESCOLAR NA ZONA RURAL DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: um estudo da contribuição do Programa Caminho da Escola. RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, [S. l.], n. 1, 2018. DOI: 10.18829/rp3.v1i11.26814. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rp3/article/view/11629. Acesso em: 5 maio. 2024.