Otimização do tráfego urbano utilizando o algoritmo de Ford-Fulkerson: uma abordagem para reduzir congestionamentos em cidades
Palavras-chave:
Problema de fluxo máximo, Algoritmo de Ford-Fulkerson, Tráfego urbanoResumo
O problema do fluxo máximo é uma abstração versátil que pode ser aplicada em várias disciplinas, como transporte de materiais, redes de energia, distribuição de água, entre outras. Este estudo aplicou o algoritmo de Ford-Fulkerson para otimizar o tráfego em uma cidade, identificando pontos de congestionamento e propondo ajustes na direção das ruas para melhorar o fluxo. A análise considerou as capacidades das vias e a conservação do fluxo nos cruzamentos. Os resultados mostraram que vias atingiram a capacidade máxima, indicando potenciais congestionamentos. A mudança na direção de algumas ruas demonstrou ser eficaz na distribuição mais uniforme do tráfego, reduzindo congestionamentos. A inclusão de elementos como semáforos e interrupções de vias também foi discutida para uma análise mais precisa. O algoritmo de Ford-Fulkerson é uma ferramenta valiosa para otimizar o fluxo de tráfego em uma cidade, prevenindo congestionamentos e melhorando a eficiência do sistema viário. Isso contribui para uma melhor qualidade de vida dos cidadãos e economia de tempo de deslocamento.
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