Otimização do tráfego urbano utilizando o algoritmo de Ford-Fulkerson: uma abordagem para reduzir congestionamentos em cidades

Autores

  • Diogo Alves Cardinot Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Thiago Bastos da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Hugo Marchon Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Gustavo Libotte Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Problema de fluxo máximo, Algoritmo de Ford-Fulkerson, Tráfego urbano

Resumo

O problema do fluxo máximo é uma abstração versátil que pode ser aplicada em várias disciplinas, como transporte de materiais, redes de energia, distribuição de água, entre outras. Este estudo aplicou o algoritmo de Ford-Fulkerson para otimizar o tráfego em uma cidade, identificando pontos de congestionamento e propondo ajustes na direção das ruas para melhorar o fluxo. A análise considerou as capacidades das vias e a conservação do fluxo nos cruzamentos. Os resultados mostraram que vias atingiram a capacidade máxima, indicando potenciais congestionamentos. A mudança na direção de algumas ruas demonstrou ser eficaz na distribuição mais uniforme do tráfego, reduzindo congestionamentos. A inclusão de elementos como semáforos e interrupções de vias também foi discutida para uma análise mais precisa. O algoritmo de Ford-Fulkerson é uma ferramenta valiosa para otimizar o fluxo de tráfego em uma cidade, prevenindo congestionamentos e melhorando a eficiência do sistema viário. Isso contribui para uma melhor qualidade de vida dos cidadãos e economia de tempo de deslocamento.

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Referências

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Publicado

2024-01-31

Como Citar

Alves Cardinot, D., Bastos da Silva, T., Marchon, H., & Libotte, G. (2024). Otimização do tráfego urbano utilizando o algoritmo de Ford-Fulkerson: uma abordagem para reduzir congestionamentos em cidades. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 9(2), 91–98. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/52315