ESTUDO EXPERIMENTAL E NUMÉRICO DE CONECTORES DE CISSALHAMENTO DO TIPO STUD BOLD EM VIGAS MISTAS
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i18.20973Palavras-chave:
Vigas mistas. Conector de cisalhamento. ANSYS. Conector Stud Bold.Resumo
As estruturas em aço-concreto são extremamente utilizadas na construção civil no Brasil devido à s vantagens que são obtidas com o aproveitamento das propriedades desses materiais. Nessas estruturas o perfil de aço trabalha em conjunto com o concreto e a interação entre eles é garantida com o uso de conectores de cisalhamento. Os conectores são elementos metálicos cujas funções são transferir o fluxo de cisalhamento e restringir a separação vertical do conjunto misto. É de grande importância a escolha e o dimensionamento desses elementos uma vez que determinam o grau de interação do aço e do concreto. Com objetivo avaliar a utilização dos conectores de cisalhamento Stud Bolt em vigas mistas aço-concreto foram analisados dados três modelos do ensaio de push-out, sendo, cada modelo composto por um perfil metálico e duas lajes de concreto, seguindo os padrões estabelecidos pelo EUROCODE 4 (2004). Através destes ensaios experimentais, foi possível analisar o efeito de separação das lajes de concreto em relação à viga metálica provocado pelos carregamentos aplicados aos modelos, bem como fazer a modelagem através do Método dos Elementos Finitos- MEF, utilizando o software ANSYS afim de se obter as tensões máximas nos conectores de cisalhamento.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. (2008). NBR 8800. Projeto e execução de estruturas de aço e de mistas aço e concreto de edifícios. Rio de Janeiro. s. 2008. 237p.
CAVALCANTE, O. R. O. (2010). Estudo de Conectores de Cisalhamento do Tipo ‘V’ em Vigas Mistas. Tese de Doutorado em Estruturas e Construção Civil, Publicação E.TD ”“ 006/10, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 192p.
CHATER, L. (2015). Estudo Numérico e Experimental de Conectores de Cisalhamento Feitos de Vergalhão CA-50 para Uso em Estrutura Mista de Aço-Concreto. Dissertação de Mestrado em Estruturas e Construção Civil, Publicação E.DM-013ª/15, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 177p.
CATÁLOGO, Ciser. Folheto Stud Bold. Disponivel em: <http://www.ciser.com.br/htcms/media/pdf/destaques/br/folheto-stud-bolts.pdf>. Acesso em: 18 de abr. 2016
DAVID, D. L.; (2007). Análise teórica e experimental de conectores de cisalhamento e vigas mistas constituídas por perfis de aço formados a frio e laje de vigotas pré-moldadas. São Carlos. 250p. Tese (Doutorado) ”“ Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, 2007.
QUEIROZ, Gilson. Manual de Construção em Aço - Estruturas Mistas. Volume 1. Rio de Janeiro. 68p. Instituto Aço Brasil/CBCA, 2012.
QUEIROZ, Gilson. Manual de Construção em Aço - Estruturas Mistas. Volume 2. Rio de Janeiro. 75p. Instituto Aço Brasil/CBCA, 2012 HIGAKI, Bruno Eizo. (2009). Análise teórica e experimental de vigas mistas de aço e concreto e laje com vigotas pré-moldadas e lajotas cerâmicas em um pavimento tipo. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
EUROPEAN COMMITTEE OF STANDARDIZATION (2004). ENV 2004-1-1: Eurocode 4 - Design of composite steel and concrete structures, Part 1.1. Bruxelas. 2004. WALTER, Pfeil; MICHELE, Pfeil. Estruturas de aço dimensionamento Prático. 8 . ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. PULIDO, Antonio Carlos; DE NARDIN, Silvana. (2012) Sistematização do dimensionamento a flexo-compressão de pilares mistos preenchidos de seção retangular. 19p.
TRISTÃO, Gustavo A.; (2002). Comportamento de conectores de cisalhamento em vigas mistas aço concreto com análise da resposta numérica. São Carlos. Dissertação (Mestrado) - Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo.
VERÃSSIMO, G. S.; (2007). Desenvolvimento de um conector de cisalhamento em chapa dentada para estruturas mistas de aço e concreto e estudo do seu comportamento. Tese de Doutorado em Estruturas, Escola de Engenharia, Universidade de Federal de Minas Gerais, 290p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.