ANÁLISE NUMÉRICA E HISTÓRICA DO PROJETO ESTRUTURAL DA "IGREJINHA" NOSSA SENHORA DE FÁTIMA EM BRASÍLIA ”“ DF

Autores

  • Leonardo da Silveira Pirillo Inojosa Universidade de Brasília ”“ PPG-FAU
  • Márcio Augusto Roma Buzar Universidade de Brasília ”“ PPG-FAU
  • Marco Aurélio Souza Bessa Universidade de Brasília ”“ PPG-FAU
  • Marcos Ritter de Gregório UNICEUB - Centro Universitário de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i24.21016

Palavras-chave:

Análise numérica. Projeto estrutural. Oscar Niemeyer. Concreto armado.

Resumo

A arquitetura de Oscar Niemeyer significou grande avanço tecnológico estrutural, pois seus projetos são, do ponto de vista da engenharia, sinônimo de novidade e evidenciam resultados surpreendentes. A sutileza com que Oscar Niemeyer deu forma à "Igrejinha" Nossa Senhora de Fátima se destaca na arquitetura internacional. Porém, não só sua arquitetura merece destaque, o projeto estrutural desse edifício, calculado pelo engenheiro Joaquim Cardozo, é elemento fundamental na concepção da forma arquitetônica. Joaquim Cardozo é considerado um pioneiro do Movimento Moderno e calculista das principais obras de Oscar Niemeyer. A análise adequada das estruturas de concreto em obras exponenciais como as de Oscar Niemeyer pode consagrar a revolução teórica nas técnicas construtivas e de concepção estrutural que permitiram o avanço dos conceitos da arquitetura. A estrutura da Igrejinha é tão sutil quanto sua arquitetura - Pilares, vigas e lajes. A inventividade do engenheiro está justamente na forma como foram utilizados esses elementos. Tomando-se por base projetos originais da obra analisada, este trabalho faz uma análise numérica do projeto estrutural da "Igrejinha" com ferramentas computacionais disponíveis, como o SAP 2000, observando as soluções técnicas do sistema estrutural adotado e apresenta o projeto das peças estruturais da edificação segundo duas versões da Norma Brasileira para Concreto Armado ”“ NB1/1960 e a NBR 6118/2014, analisando o desempenho estrutural do projeto original.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Agripino, Maria Amélia; Froner, Yacy Ara; Athos de Brasília: Uma Experiência Singular. DEART-UFU ”“ Departamento de Artes da Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2004.

Leal, Edite Antão de M.; Igrejinha Cinquenta Anos. Igrejinha e Santuário de Fátima em (www.igrejinhadefatima.org), Brasília, 2008.

Niemeyer, Oscar. As Curvas do Tempo - Memórias. Editora Revan, 2000, 7ª edição, Rio de Janeiro, 2000.

Niemeyer, Oscar. Minha Arquitetura. Editora Revan, 2000, 3ª edição, Rio de janeiro, 2000.

Tamarimi, Fernando Lourenço; História da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima. Instituto Histórico e Geográfico do DF, Brasília, 1997.

Downloads

Publicado

2017-02-08

Como Citar

Pirillo Inojosa, L. da S., Buzar, M. A. R., Bessa, M. A. S., & Gregório, M. R. de. (2017). ANÁLISE NUMÉRICA E HISTÓRICA DO PROJETO ESTRUTURAL DA "IGREJINHA" NOSSA SENHORA DE FÁTIMA EM BRASÍLIA ”“ DF. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(24), 106–123. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i24.21016

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)