Utilização da ferramenta ACP do ANSYS para análise de pilares de concreto armado confinados por PRFC
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v5i1.18908Palavras-chave:
reforço estrutural. elementos finitos. ANSYS. fibra de carbono.Resumo
A utilização de polímeros reforçados com fibras (PRF) como método de reforço para estruturas de concreto tem ganhado destaque, sendo uma técnica que tende a ser amplamente utilizada por ser um método de reforço não destrutivo, eficiente e de fácil aplicação. No entanto, por ser uma técnica recente, muitas normas de diferentes países ainda não contemplam este tipo de reforço, tornando-se necessários mais estudos sobre o tema. Neste trabalho foram analisados seis pilares de concreto armado, dentre os quais, dois funcionaram como referência e quatro receberam reforço através da aplicação de polímero reforçado com fibra de carbono (PRFC) com variações quanto à orientação das fibras e à excentricidade da carga, com o objetivo de verificar a eficiência de cada tipo de confinamento para situações de compressão e flexo-compressão. Para a análise computacional, foi utilizado o software ANSYS com o auxílio do plugin ACP (ANSYS Composite PrepPost), comparando-se os resultados obtidos na simulação a resultados experimentais. Através da análise por elementos finitos, foi possível concluir que o reforço mostrou-se eficiente em todas as situações. Também foi possível observar que o comportamento das peças simuladas representou bem a realidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.