Contribuição para estimativa do grau de saturação a partir das condições ambientais aplicada à análise de confiabilidade de estruturas de concreto sujeitas ao ataque por cloretos
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v5i1.19215Palavras-chave:
Concreto. Cloretos. Grau de saturação. Durabilidade. Confiabilidade.Resumo
A durabilidade de elementos estruturais de concreto armado sujeitos a condições ambientais de severa agressividade apresenta-se como um dos principais problemas enfrentados na construção civil. Dentre os agentes de deterioração dessas estruturas destacam-se os íons cloretos, amplamente difundidos em ambiente marinho, que causam a corrosão de armaduras. A estimativa de vida útil de elementos de concreto armado surge como uma temática fundamental na avaliação da durabilidade das estruturas. Embora outros processos causem penetração de íons cloreto no concreto, é praticamente consenso que a difusão é o mecanismo predominante. Um modelo clássico de caracterização da penetração de cloretos é a 2ª Lei de Fick. Guimarães (2000) demonstrou que o grau de saturação (GS) do concreto é um parâmetro que exerce forte influência sobre o coeficiente de difusão de cloretos (D). Embora tenham sido desenvolvidas metodologias de medição do GS, estas se apresentam onerosas em termos de tempo e recursos. O objetivo deste trabalho é apresentar estimativas de GS com base nas condições ambientais a que o material é exposto e posteriormente analisar a influência deste parâmetro na avaliação da estimativa de vida de elementos estruturais através da confiabilidade. São utilizados dados meteorológicos e de medição do GS obtidas em duas regiões litorâneas: Rio Grande, Brasil e Santa Pola, Espanha. Obteve-se modelos de estimativa do GS a partir das variáveis ambientais de cada região e também de ambas em conjunto. Avaliou-se então a influência destes modelos na estimativa de vida útil através da probabilidade de falha da estrutura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.