REVISÃO SOBRE LASERTERAPIA EM PACIENTES COM MUCOSITE CAUSADAS POR RADIOTERAPIA
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v4i1.13444Palavras-chave:
Laserterapia. Neoplasia. Mucosite. Inflamação. Tratamento.Resumo
A neoplasia é uma patologia originada por divisões descontroladas das células, que por algum mecanismo, sofrem alterações genéticas se tornando neoplásicas ou cancerígenas[c1] . Essas células têm grande poder de invadir outros tecidos por meio da circulação sanguínea ou linfática. A radioterapia utiliza radiação ionizante com intuito de inibir as divisões celulares levando-as à morte. Utilizando de radioterapia para o tratamento do câncer o organismo apresenta efeitos adversos, sendo a mucosite uma das reações mais prevalente nos pacientes. O uso da laserterapia aparece como uma das alternativas de melhor resposta na cicatrização da inflamação da mucosa bucal. O objetivo do estudo foi realizar uma revisão narrativa da literatura dos mais recentes artigos publicados, de 2000 a 2017, que comprovem o uso eficaz desta aplicação de laserterapia. Esta revisão bibliográfica mostrou que o uso da laserterapia para minimizar a mucosite dos pacientes tratados melhorou a mastigação, deglutição e até a fala destes. Os dados demonstraram também que ao tratar a mucosite evita-se a evasão do paciente do tratamento radioterápico. Tal fato possibilita, consequentemente, um aumento expressivo na chance de cura dos enfermos com relação à neoplasia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.