ANÁLISE DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO AÇO TRIP 900 MC POR MEIO DO MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS EM COMPARAÇÃO COM ENSAIO DE TRAÇÃO

Autores

  • Norberto Martins
  • Carlos Eduardo dos Santos
  • Alysson Lucas Vieira
  • Pedro Américo Magalhães Júnior
  • Gilmar Cordeiro da Silva
  • Caio Nelson Nogueira Nápoles

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i23.21039

Palavras-chave:

Resistência Mecânica. Conformabilidade e Métodos de Elementos Finitos.

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar as propriedades mecânicas do aço 900 MC, que possui elevada resistência mecânica e boa conformabilidade, utilizando ensaios destrutivos por meio de esforços a tração. Os corpos de prova foram submetidos a carregamento uniaxial em uma máquina universal de ensaios com capacidade de 200 kN e sistema de controle de carregamento. Os dados coletados foram plotados graficamente, utilizando o software Origin, permitindo extrair os valores de Resistência a Tração, Módulo de Elasticidade (E), Tensão de Escoamento (____) e Alongamento (A%) do aço proposto. Utilizando o Método de Elementos Finitos, o ensaio será reproduzido e coletado as informações simuladas das Propriedades mecânicas. A realização desse trabalho se justifica, pois, com esta análise, é possível confrontar os resultados e verificar a validação pelo software comercial (ABAQUS), apontando a confiabilidade desta técnica para cálculo de projetos, uma vez que a microestrutura do material, as discordâncias e tamanho de grão não são levados em consideração nas simulações, que podem comprometer a precisão e a veracidade dos resultados. Estes aços possuem alta aplicabilidade em peças que requer conformabilidade e elevada resistência mecânica após algum tipo de tratamento micro estrutural ou superficial.

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Biografia do Autor

Norberto Martins

Puc Minas

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Publicado

2017-02-08

Como Citar

Martins, N., dos Santos, C. E., Vieira, A. L., Magalhães Júnior, P. A., Silva, G. C. da, & Nápoles, C. N. N. (2017). ANÁLISE DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO AÇO TRIP 900 MC POR MEIO DO MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS EM COMPARAÇÃO COM ENSAIO DE TRAÇÃO. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(23), 106–124. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i23.21039

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