LAJ2D - ROTINA DE DETALHAMENTO DE LAJES NO AMBIENTE AUTOCAD

Autores

  • María Paz Duque Gutiérrez Universidade de Brasília
  • Gabriel Costa de Oliveira
  • Tiago da Silva Oliveira
  • Thalles Morais Faria
  • Renato Abreu Maia
  • Eduardo Painz de Morais

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i24.21020

Palavras-chave:

Dimensionamento. Detalhamento. Lajes maciças. AutoCAD. Método dos elementos finitos.

Resumo

A presente pesquisa apresenta uma rotina de cálculo programada em linguagem AutoLISP, elaborada para dimensionar e detalhar, dentro do ambiente AutoCAD, lajes maciças retangulares em concreto armado utilizando os critérios de normas vigentes. Para tal fim utilizou-se a linguagem de programação AutoLISP para o desenvolvimento da rotina. Essa rotina permite o cálculo e detalhamento de uma determinada laje, com base nas informações introduzidas pelo usuário, controlando as flechas e verificando os esforços solicitantes, que são realizados de acordo com as normas brasileiras atualizadas. A partir dessas informações, a rotina realiza o detalhamento das barras de aço usadas no dimensionamento e, além disto, cria uma tabela resumo com a quantidade de aço usado. Para testar a funcionalidade da rotina, três lajes de diferentes dimensões e propriedades foram calculadas, primeiramente utilizando a rotina de cálculo desenvolvida e posteriormente usando um software de elementos finitos, buscando validar a rotina desenvolvida. Por fim, os resultados encontrados com o dimensionamento das lajes por meio da rotina criada, mostraram uma boa concordância com os resultados obtidos com elementos finitos. Assim, a rotina criada mostrou-se capaz de proporcionar uma economia de tempo tanto para a realização dos cálculos quanto para o detalhamento de lajes em projetos estruturais.

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Publicado

2017-02-08

Como Citar

Gutiérrez, M. P. D., Oliveira, G. C. de, Oliveira, T. da S., Faria, T. M., Maia, R. A., & Morais, E. P. de. (2017). LAJ2D - ROTINA DE DETALHAMENTO DE LAJES NO AMBIENTE AUTOCAD. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(24), 184–196. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i24.21020