CALIBRAÇÃO EXPERIMENTAL DE MODELOS NUMÉRICOS DE PONTES FERROVIÁRIAS EM ALVENARIA DE PEDRA

Autores

  • Diogo Ribeiro Politécnico do Porto
  • Pedro Jorge Universidade do Porto
  • Cristina Costa Instituto Politécnico de Tomar
  • Rúben Silva Universidade do Porto
  • António Arêde Universidade do Porto
  • Rui Calçada Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i30.21804

Palavras-chave:

Pontes ferroviárias. Alvenaria de pedra. Modelação numérica. Ensaios dinâmicos. Calibração. Algoritmo genético.

Resumo

O presente artigo descreve a calibração experimental dos modelos numéricos de duas pontes ferroviárias em alvenaria de pedra localizadas na rede ferroviária Portuguesa, a ponte do Côa e a ponte de Durrães. Os modelos numéricos tridimensionais desenvolvidos baseiam-se no método dos elementos finitos, com uma representação realística dos componentes estruturais das pontes e dos respetivos materiais. Os ensaios dinâmicos envolveram a realização de ensaios de vibração ambiental, tendo em vista a caraterização dos parâmetros modais, em particular, as frequências, os modos de vibração e os coeficientes de amortecimento. A metodologia de calibração automática baseou-se na utilização de um algoritmo genético que permitiu estimar e atualizar os parâmetros do modelo numérico, particularmente as propriedades elásticas de materiais. Os resultados da calibração evidenciaram uma muito boa concordância entre as respostas modais numéricas e experimentais e uma melhoria significativa em relação aos modelos numéricos antes da calibração. 

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Publicado

2017-02-16

Como Citar

Ribeiro, D., Jorge, P., Costa, C., Silva, R., Arêde, A., & Calçada, R. (2017). CALIBRAÇÃO EXPERIMENTAL DE MODELOS NUMÉRICOS DE PONTES FERROVIÁRIAS EM ALVENARIA DE PEDRA. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(30), 118–137. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i30.21804