ANÁLISE DINÂMICA E VERIFICAÇÃO À FADIGA DOS VIADUTOS DE ACESSO DA NOVA PONTE FERROVIÁRIA SOBRE O RIO SADO

Autores

  • Guilherme Alencar
  • Diogo Ribeiro
  • Rui A. B. Calçada
  • Abilio M. P. de Jesus
  • José Guilherme S. da Silva

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i30.21796

Palavras-chave:

Pontes ferroviárias mistas (aço-concreto). Modelação numérica. Análises dinâmicas. Dano de fadiga. Avaliação da fadiga.

Resumo

As pontes ferroviárias são estruturas que estão sujeitas a um grande número de carregamentos repetitivos que podem gerar efeitos dinâmicos de valores significativos. Esses carregamentos podem ser responsáveis pelo aumento do dano de fadiga, especialmente nas pontes metálicas, causando a iniciação e a propagação de fendas. Atualmente, a aplicação de metodologias que consideram a interação trem-estrutura assume uma importância crescente, evido ao aumento da velocidade de circulação dos trens de passageiros. Neste artigo são valiados o comportamento à fadiga e a resposta dinâmica dos viadutos de acesso da nova ponte ferroviária sobre o Rio Sado, em Portugal. A resposta nos detalhes críticos é obtida através de modelos de elementos finitos desenvolvidos com técnicas usuais de discretização no software ANSYS, e com recurso a análises dinâmicas com interação trem-estrutura realizadas no software TBI. A resposta numérica obtida é utilizada para avaliação da fadiga.

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Referências

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Publicado

2017-02-16

Como Citar

Alencar, G., Ribeiro, D., Calçada, R. A. B., Jesus, A. M. P. de, & Silva, J. G. S. da. (2017). ANÁLISE DINÂMICA E VERIFICAÇÃO À FADIGA DOS VIADUTOS DE ACESSO DA NOVA PONTE FERROVIÁRIA SOBRE O RIO SADO. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(30), 01–15. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i30.21796