ESTUDO DA APLICAÇÃO DA FFT (FAST FOURIER TRANSFORM) EM ANÁLISE DA CONDIÇÃO DE MÁQUINAS ROTATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i23.21040Palavras-chave:
Vibração. Fast Fourier Transform e Software MHM da CSI.Resumo
Este trabalho é uma síntese do estudo da transformada de Fourier na forma discreta, o que se constitui em uma das principais aplicações á descrição de qualquer função periódica usando uma representação no domínio do tempo (s) e da frequência (Hertz). O estudo contou com a utilização de analisadores digitais de espectro de sinais modelo CSI 2130, equipados com o acelerômetro modelo 622A01 e o software MHM da CSI, pretendendo calcular as equações em um menor intervalo de tempo possível, permitindo assim, a análise rápida das falhas em equipamentos dinâmicos, a exemplo do equipamento mencionado abaixo. Esta tecnologia foi aplicada em uma bomba de recírculo de Nafta pesada do fabricante Flowserve. Por meio dos resultados encontrados foi possível concluir que, ao utilizar-se da base matemática FFT (Fast Fourier Transform) em analise da condição de máquinas rotativas, é possível identificar o estado da maioria dos equipamentos dinâmicos utilizados nas indústrias de diversos seguimentos.
Downloads
Referências
Addison-Wesley Publishing Company, Massachussets, 1993.
Blahut, R.E.Fast algorithms for digital signal processing. Ddison - Wesle Publishing Company, 1985.
Estelle L. Basor, K. E. M. The fisher-hartwig conjecture and toeplitz eigenvalues. Tech. rep., California Polytechnic State University, 1992.
Gonzalez, R. C., and Woods, R. E. Digital Image Processing, 2nd ed.
Iserles, A. Numerical analysis lecture 17. Tech. Rep., Cambridge Nu- merical Analysis Group, 2004.
J. W. Cooley e J. W. Tukey, 1965
Brigham, E. The Fast Fourier Transform. Prentice Hall, New Jersey, 1974
Singiresu RAO, Vibrações Mecânicas, quarta edição, 2008.
Spiegel, M. R. Fourier Analysis with applications to boundary value problems. Mc Graw Hill, New York, 1974.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.