ANÁLISE COMPUTACIONAL NO DESENVOLVIMENTO DE UMA INJETORA PNEUMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i33.14419Resumo
Â
 Resumo. O processo de injeção de materiais termoplásticos possui como principal característica a elevada produtividade de peças. O material em grânulo é fundido e injetado para o interior da cavidade do molde. Posteriormente tem-se a refrigeração do molde com o objetivo de solidificar o material. O molde é aberto para a retirada da peça no formato desejado por pinos extratores. Nesse trabalho é proposto o projeto e desenvolvimento de uma mini Injetora termoplástica tendo como foco principal baixo custo para sua confecção, com o intuito de atender práticas laboratoriais e trabalho de conclusão de curso. Utilizou-se um sistema pneumático para o fechamento do molde seguido do acoplamento do bico injetor ao molde de injeção. Para a modelagem e análise estrutural de todo o dimensionamento da composição física da máquina foram realizadas simulações númericas bem como para a análise da fluidez do material polimérico durante o seu preenchimento na cavidade do molde. As simulações realizadas proporcionaram alcançar os objetivos propostos para o correto funcionamento da máquina injetora otimizando os tempos de projeto e execução.
Palavras-chave: Injeção plástica, molde de injeção, injetora termoplástica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.