ESTUDO EXPERIMENTAL E NUMÉRICO DE CONECTORES DE CISSALHAMENTO DO TIPO STUD BOLD EM VIGAS MISTAS

Autores

  • Welington Vital da Silva UnB
  • Brunno Emidio Sobrinho
  • João Paulo de Almeida Siqueira
  • Thiago Araujo Macedo
  • Marco Aurelio Souza Bessa
  • Juliana Cardoso Santos

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i18.20973

Palavras-chave:

Vigas mistas. Conector de cisalhamento. ANSYS. Conector Stud Bold.

Resumo

As estruturas em aço-concreto são extremamente utilizadas na construção civil no Brasil devido às vantagens que são obtidas com o aproveitamento das propriedades desses materiais. Nessas estruturas o perfil de aço trabalha em conjunto com o concreto e a interação entre eles é garantida com o uso de conectores de cisalhamento. Os conectores são elementos metálicos cujas funções são transferir o fluxo de cisalhamento e restringir a separação vertical do conjunto misto. É de grande importância a escolha e o dimensionamento desses elementos uma vez que determinam o grau de interação do aço e do concreto. Com objetivo avaliar a utilização dos conectores de cisalhamento Stud Bolt em vigas mistas aço-concreto foram analisados dados três modelos do ensaio de push-out, sendo, cada modelo composto por um perfil metálico e duas lajes de concreto, seguindo os padrões estabelecidos pelo EUROCODE 4 (2004). Através destes ensaios experimentais, foi possível analisar o efeito de separação das lajes de concreto em relação à viga metálica provocado pelos carregamentos aplicados aos modelos, bem como fazer a modelagem através do Método dos Elementos Finitos- MEF, utilizando o software ANSYS afim de se obter as tensões máximas nos conectores de cisalhamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. (2008). NBR 8800. Projeto e execução de estruturas de aço e de mistas aço e concreto de edifícios. Rio de Janeiro. s. 2008. 237p.

CAVALCANTE, O. R. O. (2010). Estudo de Conectores de Cisalhamento do Tipo ‘V’ em Vigas Mistas. Tese de Doutorado em Estruturas e Construção Civil, Publicação E.TD ”“ 006/10, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 192p.

CHATER, L. (2015). Estudo Numérico e Experimental de Conectores de Cisalhamento Feitos de Vergalhão CA-50 para Uso em Estrutura Mista de Aço-Concreto. Dissertação de Mestrado em Estruturas e Construção Civil, Publicação E.DM-013ª/15, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 177p.

CATÁLOGO, Ciser. Folheto Stud Bold. Disponivel em: <http://www.ciser.com.br/htcms/media/pdf/destaques/br/folheto-stud-bolts.pdf>. Acesso em: 18 de abr. 2016

DAVID, D. L.; (2007). Análise teórica e experimental de conectores de cisalhamento e vigas mistas constituídas por perfis de aço formados a frio e laje de vigotas pré-moldadas. São Carlos. 250p. Tese (Doutorado) ”“ Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, 2007.

QUEIROZ, Gilson. Manual de Construção em Aço - Estruturas Mistas. Volume 1. Rio de Janeiro. 68p. Instituto Aço Brasil/CBCA, 2012.

QUEIROZ, Gilson. Manual de Construção em Aço - Estruturas Mistas. Volume 2. Rio de Janeiro. 75p. Instituto Aço Brasil/CBCA, 2012 HIGAKI, Bruno Eizo. (2009). Análise teórica e experimental de vigas mistas de aço e concreto e laje com vigotas pré-moldadas e lajotas cerâmicas em um pavimento tipo. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

EUROPEAN COMMITTEE OF STANDARDIZATION (2004). ENV 2004-1-1: Eurocode 4 - Design of composite steel and concrete structures, Part 1.1. Bruxelas. 2004. WALTER, Pfeil; MICHELE, Pfeil. Estruturas de aço dimensionamento Prático. 8 . ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. PULIDO, Antonio Carlos; DE NARDIN, Silvana. (2012) Sistematização do dimensionamento a flexo-compressão de pilares mistos preenchidos de seção retangular. 19p.

TRISTÃO, Gustavo A.; (2002). Comportamento de conectores de cisalhamento em vigas mistas aço concreto com análise da resposta numérica. São Carlos. Dissertação (Mestrado) - Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo.

VERÃSSIMO, G. S.; (2007). Desenvolvimento de um conector de cisalhamento em chapa dentada para estruturas mistas de aço e concreto e estudo do seu comportamento. Tese de Doutorado em Estruturas, Escola de Engenharia, Universidade de Federal de Minas Gerais, 290p.

Downloads

Publicado

2017-01-31

Como Citar

Silva, W. V. da, Emidio Sobrinho, B., Siqueira, J. P. de A., Macedo, T. A., Bessa, M. A. S., & Santos, J. C. (2017). ESTUDO EXPERIMENTAL E NUMÉRICO DE CONECTORES DE CISSALHAMENTO DO TIPO STUD BOLD EM VIGAS MISTAS. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(18), 355–375. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i18.20973

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)