ANÁLISE PARAMÉTRICA DE UMA SUSPENSÃO DE UM VEÍCULO DE FÓRMULA SAE VIA ELEMENTOS FINITOS
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i26.20828Palavras-chave:
Suspensão. Análise Dinâmica. Elementos Finitos. Push Rod. Amortecimento.Resumo
Este trabalho mostra uma análise dinâmica via elementos finitos para uma suspensão do tipo duplo A de um veículo de fórmula SAE. Analisam-se os efeitos da posição do conjunto mola-amortecedor no sistema com e sem o sistema intermediário push rod. Realizam-se simulações modal, harmônica e transiente no software Ansys Workbench 14.Desta forma, obtêm-se as seis primeiras frequências naturais de cada caso estudado e são vistos os quatro primeiros modos de vibração. Nas simulações harmônica e transiente há uma variação no valor do amortecimento longitudinal do amortecedor para observação dos efeitos respectivos a esta escolha. A carga aplicada na simulação harmônica é proveniente de uma simulação de transferências de cargas e a aplicada na transiente é uma força harmônica de mesma amplitude e frequência próxima à s encontradas em pistas de competição. A partir dos resultados é então possível a melhor opção dentre os modelos estudados.
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Referências
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