Desenvolvimento de método para avaliação do grau de saturação em concretos revestidos com argamassa
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v5i1.19270Palavras-chave:
Argamassa. Concreto. Grau de Saturação. Ãons Cloreto. Durabilidade.Resumo
Pouco se sabe sobre a influência dos revestimentos de argamassa na penetração de íons cloreto nas estruturas de concreto. Em estruturas de concreto armado, localizadas em regiões costeiras, onde há frequente variação do grau de saturação e grande incidência de agentes agressivos, esses revestimentos podem trazer uma proteção complementar ao concreto. Este trabalho demonstra o desenvolvimento de uma metodologia para estudos relacionados à penetração de íons cloreto em concretos revestidos com argamassas em situações de variação de grau de saturação. A metodologia é baseada em experimentos realizados em corpos de prova de concreto revestidos com argamassa, submetidos a ensaios de secagem, imersão e estabilização para verificação de alterações no grau de saturação entre os diferentes materiais que os constituem, além da avaliação sobre a viabilidade da execução do processo de extração de material para análises químicas. Os resultados mostram que a utilização de concreto com chapisco e revestimento de argamassa apresenta boa resposta ao processo de extração, e apresentam uma forma satisfatória ao estudo da difusão, contanto que se observem, especialmente, fatores como a disposição dos corpos de prova no processo de estabilização, a selagem e a retirada de ar para que não haja perda de umidade e a confecção de número adequado de corpos de prova para cálculo de absorção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.