Estudo numérico de derrame de óleo na região da ponte dos franceses, estuário da Lagoa dos Patos
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v5i1.18762Palavras-chave:
Numerical Modeling. Telemac-3D. ECOS.Resumo
O padrão de consumo da população mundial apoia-se nos derivados de petróleo, que apesar de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, tem aspectos negativos, principalmente no âmbito ambiental. O número de derrames de óleo em lâmina de água aumentou significativamente nos últimos anos. Considerando a complexidade do ambiente marinho, o presente trabalho tem como objetivo aplicar um sistema de identificação da dinâmica e dispersão de óleo, utilizando a modelagem numérica na região da Ponte dos Franceses próximo ao estuário da Lagoa dos Patos-RS, Brasil. O estudo de eventos hipotéticos de vazamento de óleo na região é de fundamental importância, pois a Refinaria de Petróleo Riograndense encontra-se no interior do estuário da Lagoa dos Patos. Uma estrutura de dados de circulação atmosférica e oceânica foi organizada e inserida, no acoplamento entre o módulo hidrodinâmico Telemac-3D e o modelo de óleo ECOS, durante o período entre 2010 e 2013. O acoplamento destes modelos conferiu uma boa aproximação para a solução do problema, além de demandar um nível de esforço computacional favorável à obtenção de resultados capazes de darem suporte técnico e científico a estudos como os de impactos ambientais e planos de contingência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.