Processo de Avaliação pelos Pares
O processo de avaliação utiliza o sistema Double blind peer review, preservando a identidade dos autores e consultores, com emprego de formulário da Revista Gestão & Saúde. O prazo de devolução para os pareceres é de, no máximo, 15 dias, quando for aceita a realização da avaliação pelos avaliadores. Caso contrário, será enviado para outros consultores. Em persistindo a não aceitação, dois membros do Conselho Editorial avaliarão o artigo.
Os pareceres dos avaliadores serão disponibilizados para o autor responsável pela submissão que terá o prazo de 7 (sete) dias para atender as solicitações. Caso contrário, o manuscrito será arquivado por entendermos que não houve interesse em atender a solicitação para ajustes de acordo com as avaliações realizadas. Se houver interesse ainda em publicá-lo, o artigo deverá ser submetido novamente, que será iniciado novo processo de julgamento por pares.
Então, o formulário avaliado comporta três possibilidades:
1- Favorável (pontuação 10): o manuscrito é aceito para publicação sem nenhuma alteração ou com pequenas alterações, as quais podem ser feitas pela Editoria da Revista. O trabalho não necessitará retornar ao autor. As pequenas alterações devem estar indicadas no parecer.
2- Favorável, desde que atendidas as reformulações indicadas neste parecer e/ou anotadas no texto (pontuação de 5 a 9): a proposta de publicação deve ser revista pelo autor. As recomendações devem ser acompanhadas de sugestões detalhadas que orientem o autor sobre os elementos a serem observados para melhorar a apresentação do trabalho.
3- Desfavorável (pontuação de 0 a 4): o manuscrito NÃO deve ser aceito para publicação. Isto porque deve ser completamente reformulado de acordo com as justificativas apresentadas no parecer.
Os manuscritos recusados podem ser submetidos novamente como nova submissão, iniciando outro processo de julgamento por pares.