Relação entre mobilização precoce e tempo de internação em uma unidade de terapia intensiva

Autores

  • Fernanda dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
  • Patsy Geraldini Balconi Mandelli
  • Vanessa Regina Ostrowski
  • Rafael Tezza Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Julio da Silva Dias Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

O tempo de permanência de pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) possui impactos gerenciais, financeiros,morais e psicológicos para todos os envolvidos. Neste contexto, a imobilização associada à internação de pacientes críticos em UTI afeta negativamente a saúde, comprometendo seu tempo de internação e também sua reabilitação no pós-alta. O presente trabalho tem como objetivo identificar a relação de relevância dos procedimentos de Mobilização Precoce realizados por fisioterapeutas na UTI para o tempo de internação desses pacientes. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, com extração de dados em checklists de prontuários de 756 pacientes que estiveram internados em um período de dois anos em uma UTI da cidade de Florianópolis-SC. Verificou-se que os procedimentos do checklist relacionadosà mobilidade precoce representam 25% do tempo de internação do paciente na UTI.Das variáveis analisadas, a variável que representa a mensuração da força muscular do Membro Superior Direito (MSD) e Membro Superior Esquerdo (MSE), é o item com maior significância. O desenvolvimento deste estudo atua como reforço à importância da terapia de mobilização precoce em pacientes internados em UTI contribuindo para novos estudos que tratem sobre a mobilização precoce na qualidade de vida e na redução de custos relacionados a gestão em UTI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-graduanda em Finanças, Auditoria e Controladoria pela FUNDASC. Administradora pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ/SC). Experiência na área de gestão de empresas.

Patsy Geraldini Balconi Mandelli

Mestranda em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências da Saúde do Instituto Porto Alegre (1991) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (2009). Em 1998 acompanhou o Serviço de Reabilitação do Hospital Universitário Germans Trias e Pujol de Barcelona.

Vanessa Regina Ostrowski

Possui graduação em Bacharelado em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010). Atualmente é coordenadora logística.

Rafael Tezza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor e pesquisador do departamento de administração empresarial (ESAG/UDESC), do Programa de Pós- Graduação em Administração (ESAG/UDESC) e do Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação (INE/UFSC). Possui graduação em engenharia de produção elétrica (UFSC-2006), mestrado (2009) e doutorado (2012) em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.  Tem experiência prática na área de tecnologia cerâmica (pesquisa e desenvolvimento) e na área têxtil (engenharia de processo). Atualmente leciona disciplinas de estatística aplicada à administração empresarial e pública e indicadores em gestão educacional e pesquisa os seguintes temas: Comércio eletrônico, modelos estatísticos, Teoria da Resposta ao Item, avaliação de desempenho e gestão educacional.

Julio da Silva Dias, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Eletrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança, criptografia, documento eletrônico, gerenciamento de documentos eletrônicos. e workflow.

Downloads

Publicado

01-06-2015

Como Citar

1.
Santos F dos, Mandelli PGB, Ostrowski VR, Tezza R, Dias J da S. Relação entre mobilização precoce e tempo de internação em uma unidade de terapia intensiva. Rev. G&S [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 26º de novembro de 2024];6(2):Pag. 1394-1407. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2955

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)