GESTÃO DOS CUIDADOS PRIMÁRIOS A PORTADORES DE DIABETES MELLITUS E INSUFICIÊNCIA RENAL EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
Resumo
Com o aumento da expectativa de vida das populações urbanas observa-se também o acréscimo na ocorrência das doenças crônicas degenerativas, sendo o Diabetes Mellitus (DM) uma das condições de agravo em que o impacto sobre a sociedade como um todo, e o Sistema de Saúde em particular, apresenta-se como elemento de difícil gerenciamento. Aspectos relacionados à s condições socioeconômicas das populações, aos padrões de qualificação dos recursos humanos em saúde, aos padrões de consumo das famílias e ao acesso aos recursos de assistência farmacêutica, emergem como importantes fatores condicionantes da aderência aos protocolos de tratamento. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o sistema de gerenciamento do DM e o número de pacientes portadores de insuficiência renal como um indicativo de deficiência de gerenciamento em uma cidade do interior do estado de São Paulo, assim como suas falhas e dificuldades, utilizando como ferramenta um questionário com perguntas específicas sobre o processo de gestão, aplicado aos profissionais coordenadores dos serviços de enfermagem. Evidenciou-se que 23% da população do município portava DM, e um volume variável de indivíduos apresentou como comorbidade a insuficiência renal. Das 4 unidades estudadas, as duas maiores demonstraram falhas no processo gerencial, tendo sido apontadas como causas a alta demanda, a escassez de recursos humanos capacitados, a condição de carência social da população, a dificuldade de compreensão sobre a doença e seus agravos, a ausência de equipes multiprofissionais, e o baixo volume de investimentos em estruturas de saúde. Observou-se também a necessidade de incorporação de ferramenta de gestão sistêmica de informações que permita à equipe local melhor manejo e conhecimento dos dados epidemiológicos da população assistida.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).