Caracterização de crianças atendidas no pronto-socorro de um hospital universitário
Palavras-chave:
Gestão, Epidemiologia, EnfermagemResumo
Estudo exploratório-descritivo, quantitativo, com objetivo de identificar e analisar o perfil de crianças (de zero a cinco anos) atendidas no Pronto-Socorro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, segundo sexo, idade, motivo da procura, conduta e destino da criança, de janeiro a junho de 2009. Para coleta de dados, foram utilizados dados captados em 722 Folhas de Atendimento do Pronto-Socorro. Para sistematização dos dados coletados, foi utilizado um banco de dados no programa Excell. 38,2% das crianças apresentavam menos de 1 ano. 55,4% eram do sexo masculino. Os principais motivos de procura por atendimento foram: doenças do sistema respiratório (30,7%), doenças do aparelho digestivo (14,7%), sinais e sintomas (10,8%), doenças do sistema nervoso (5,7%), afecções perinatais (5,4%) e causas externas (5,1%). Chamou atenção o percentual (0,7%) de abuso sexual. 52,9% das crianças atendidas necessitaram de internação, enquanto 46,8% foram atendidas e receberam alta. Conclui-se que, apesar da maioria das crianças terem necessitado da atenção terciária, houve muitos casos de causas evitáveis e preveníveis com ações de atenção primária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).