REFLEXÃO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS E A REPERCUSSÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD)
Palavras-chave:
Ambiente virtualResumo
Este artigo pretende descrever sobre as consequências e a repercussão do ensino na modalidade a distância (EaD). Cujo objetivo principal é mapear os pontos relevantes e as lacunas desta modalidade, como indicativo para melhorias futuras. As fontes utilizadas para o desenvolvimento deste estudo foram os depoimentos de tutores do EaD, suas experiências, suas técnicas e a temática desenvolvida nos cursos, assim como, o aproveitamento dos estudantes do EaD. Nesse sentido procurou-se focar os seguintes questionamentos: Quais os pontos fracos e fortes do EaD? Qual o nível de aproveitamento dos estudantes? Através desta linha de questionamento pretende-se mostrar a contribuição da modalidade do ensino a distância, que vem assumindo múltiplas formas, propõe novas questões de ordem institucional, social e pedagógica. O método utilizado foi uma análise qualitativa. Considerando que a pesquisa qualitativa é a forma mais conveniente para tratar da problemática de caráter social, principalmente quando envolve pessoas, ensino, educação, comunicação e informação. Portanto chegou-se a conclusão que apesar de todo aparato tecnológico que envolve o EaD, esta modalidade de ensino/aprendizagem encontra-se ainda fragilizada em consequência da grande demanda. Nessa concepção deve-se adentrar no legado da certificação do ensino/aprendizagem no ambiente virtual como um construto subjetivo, que está diretamente relacionado com a capacitação e o desempenho cognitivo dos sujeitos sociais, que consequentemente transforma-se em capital cultural. Porque pior do que não existir uma sociedade capacitada preparada para enfrentar a diversidade do desenvolvimento da sociedade da informação, é formar milhares e milhares de profissionais com um ensino de baixa qualidade, incapacitados e sem espírito crítico para romper as barreiras da desinformação. Portanto, uma formação de qualidade, jamais poderá ser aferida através de métodos quantitativos e/ou frameworks. Mas através do desenvolvimento intelectual, socioeconômico e cultural da população.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).