Antissepsia bucal com clorexidina para reduzir os custos em UTIs
Mots-clés :
Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica, Clorexidina, Gestão em saúdeRésumé
Introdução: A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) é causa comum de morbidade, uso de antibióticos, aumento do tempo e custos de hospitalização em pacientes em unidade de terapia intensiva.
Objetivo: Verificar se a antissepsia oral com clorexidina pode reduzir significativamente os casos PAV e custos em unidades de terapia intensiva.
Metodologia: Foi realizada uma busca nas bases de dados PubMed (US National Library of Medicine National Institutes of Health) e Chocrane utilizando os descritores "Pneumonia, Ventilator-Associated" e "Chlorhexidine" em 17 de março de 2013. No filtro referente ao tipo de estudo selecionou-se revisão sistemática sem limites de data de publicação. Estimou-se o custo do tratamento da PAV e da antissepsia oral com clorexidina.
Resultados: Foram encontrados 8 trabalhos, o mais antigo publicado em 2007 e o mais recente publicado no ano de 2012. Quatro artigos eram revisões sistemáticas. Todos os trabalhos analisados mostraram benefícios significativos quanto ao uso da clorexidina como antisséptico bucal na prevenção de pneumonia associada à ventilação. O desenvolvimento da PAV está associada a um custo adicional estimado em R$934,83 por paciente por dia no SUS e em média 10 dias a mais de internação. O custo médio da antissepsia oral com clorexidina foi de R$2,32 por paciente por dia.
Conclusão: Os resultados são unânimes em relação a eficiência e eficácia da clorexidina na prevenção da PAV e redução dos custos em unidades de terapia intensiva.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).