Busca ativa de tuberculose a partir de sintomáticos respiratórios de três regiões administrativas de Brasília-DF
Mots-clés :
Ciências da Saúde, Medicina, Saúde Coletiva, TuberculoseRésumé
Introdução: a Organização Mundial da Saúde estima em 5% a prevalência de sintomáticos respiratórios (SR) nos países subdesenvolvidos. Esta instituição ressalta a importância do diagnóstico precoce de portadores de tuberculose pulmonar bacilífera para o controle desta doença. Objetivo: estimar o total de SR existentes nas Regiões Administrativas de Itapoã, Vila Estrutural e Varjão, visando a identificar focos de tuberculose nessas comunidades. Metodologia: estudo descritivo, seccional, por conveniência, do tipo inquérito, com amostragem por conglomerados, de 210 famílias assentadas em cada uma das três Regiões Administrativas. Considerou-se como SR aqueles que relataram tosse há mais de três semanas no momento das entrevistas. Ao final destas, os indivíduos identificados realizaram exame baciloscópico de escarro para o diagnóstico de tuberculose pulmonar. Resultado: foram visitadas 630 famílias, totalizando 1.139 pessoas entrevistadas. Desse total, identificou-se 55 sintomáticos respiratórios (4,8%). Encontrou-se média de idade de 39,5 anos, com predomínio de baixa renda familiar, variando de 1 a 3 salários mínimos. Desse grupo, 27 (49,1%) eram fumantes. Não foram detectadas baciloscopias positivas. Conclusão: ressalta-se a necessidade de continuar investigando a doença nas regiões, visto que estão sob risco sociossanitário. Propõe-se a capacitação dos profissionais de saúde dessas localidades na busca ativa de casos de tuberculose pulmonar.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).