O papel educativo do farmacêutico frente ao desafio da implantação da RDC-20/2011 :

da automedicação ao consumo consciente de antimicrobianos

Auteurs-es

  • Ronaldo Franco Guedes
  • Raquel Franco Guedes
  • Heloísa Helena da Silva Guedes

Mots-clés :

Automedicação, Consumo Racional de Antimicrobianos, RDC-20/2011, Prática educativa, Atenção Farmacêutica

Résumé

A automedicação configura-se em um problema de saúde pública. A descoberta dos antimicrobianos foi um grande avanço nos campos da medicina e da farmácia, mas seu uso irregular trouxe consequências à saúde da população e um impacto na Política de Saúde brasileira. Para enfrentamento da automedicação, a ANVISA implementou através das RDC’s, notadamente a RDC20-2011, regras mais rígidas para a dispensação dos antimicrobianos, ao mesmo tempo em que delegou ao farmacêutico o papel de educador em saúde. Partindo do objetivo de refletir sobre o papel educativo do farmacêutico na disseminação junto à população do uso racional dos antimicrobianos à luz da RDC-20/2011 através da revisão bibliográfica, a presente discussão revelou-se relevante uma vez que deixou latente a necessidade de um planejamento em saúde abrangente capaz ao mesmo tempo de dar acesso aos medicamentos e fornecer informações qualificadas sobre seu uso e riscos associados. Como profissional de saúde importante neste processo educativo situa-se o farmacêutico implementando uma prática voltada à promoção da qualidade de vida e o uso consciente dos fármacos. O estudo demonstrou que o papel educativo do farmacêutico na disseminação junto à população do uso racional dos antimicrobianos tem seu fundamento no compromisso com o coletivo, no fortalecimento das boas práticas na área farmacêutica, cumprindo não apenas o disposto na legislação, mas disseminando conhecimento, capacitando-se e interagindo com os usuários e demais profissionais da saúde envolvidos no processo de cuidado, contribuindo para que a farmácia seja verdadeiramente reconhecida como estabelecimento de saúde.

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Bibliographies de l'auteur-e

Ronaldo Franco Guedes

farmacêutico-bioquímico, especialista em Interações Medicamentosas pela FATEC/FACINTER

Raquel Franco Guedes

discente de graduação em medicina pela SUPREMA

Heloísa Helena da Silva Guedes

Assistente Social INSS

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Publié-e

2017-08-21

Comment citer

1.
Guedes RF, Guedes RF, Silva Guedes HH da. O papel educativo do farmacêutico frente ao desafio da implantação da RDC-20/2011 :: da automedicação ao consumo consciente de antimicrobianos. Rev. G&S [Internet]. 21 août 2017 [cité 19 déc. 2024];5(2):pag. 436-458. Disponible à: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/440

Numéro

Rubrique

Artigos Originais