Reflexões sobre a enfermidade psíquica
Mots-clés :
Saúde mental, Saúde da Família, Saúde da Pessoa com DeficiênciaRésumé
Este manuscrito teve como objetivo conhecer e compreender o adoecimento psíquico, sua problemática, dificuldades a partir da percepção da própria pessoa que sofreu algum transtorno mental e estava em tratamento no momento em que a pesquisa foi realizada. Os relatos obtidos foram coletados através de entrevistas com pessoas que eram acompanhadas por uma Equipe de Saúde da Família e estavam em tratamento psiquiátrico. Foi realizado através de entrevista não estruturada em que os colaboradores puderam falar livremente sobre temas que quisessem referentes adoecimento psíquico e tratamento. Foi utilizada a metodologia qualitativa fenomenológica. Pudemos apreender que essas pessoas sofrem com seu adoecimento devido a problemas inerentes à doença, a efeitos do tratamento medicamentoso, os resultados apontam também para as dificuldades de interação com o outro o que acarreta desencontros, o isolamento, a angústia. Pudemos apreender também que o trabalho da equipe que os atendia favoreceu melhora nas interações com familiares, maior independência em cuidados consigo mesmo e com seu espaço doméstico e comportamentos mais adaptados com o meio social em que viviam.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).