Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica:
estratégicas utilizadas em dois estados nordestinos
Mots-clés :
Saúde Coletiva, Avaliação em Saúde, Gestão em SaúdeRésumé
OBJETIVO: Analisar a utilização das dimensões estratégicas propostas pelo Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica nos estados do Piauí e Ceará. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal utilizando dados provenientes da Avaliação Externa e apresentados diante do cruzamento de variáveis explicativas: estado, porte populacional, estrato de certificação e percentual de cobertura pela Estratégia Saúde da Família. RESULTADOS: Foi possível identificar diferenças significativas nos resultados das dimensões entre equipes de municípios de porte populacional diferente e constatar que mesmo sendo estados com similaridades, Piauí e Ceará apresentaram diferentes resultados na utilização das estratégicas propostas (Autoavaliação, monitoramento, educação permanente e apoio institucional). CONCLUSÕES: As estratégias de melhoria do acesso e qualidade, apesar de seu papel indutor de mudanças, ainda não protagonizaram as ações diante do programa nos estados investigados.
Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).