Dimensionamento de pessoal de uma unidade de internação cirúrgica
Mots-clés :
Gestão, Enfermagem, Recursos HumanosRésumé
Objetivo: analisar o dimensionamento de pessoal de enfermagem de uma unidade de internação cirúrgica de um Hospital Público Regional da Região Metropolitana de Belo Horizonte - MG. Contextualização: planejar e organizar um serviço de saúde que funcione em conformidade com os padrões de qualidade exigidos, é um desafio contínuo para os gestores. O dimensionamento de pessoal de enfermagem, enquanto instrumento de planejamento, possibilita determinar o quantitativo e o qualitativo de profissionais requeridos para a prestação de cuidados com garantia da qualidade do serviço. Método: estudo de caso descritivo, prospectivo, com abordagem quantitativa. A coleta de dados ocorreu através de questionários preenchidos com dados dos prontuários, utilizou-se o Programa Stata12 para o cálculo das variáveis média, desvio padrão e mediana. Resultados: houve predomínio de pacientes que demandaram cuidados intermediários e cuidados de alta dependência. Identificou-se um total de horas de enfermagem igual a 280,83 horas, com média de 6,38 horas/paciente. Necessidade de 23 profissionais de enfermagem para 12 horas de assistências (8 enfermeiros e 15 técnicos), número superior ao disponível na unidade. Conclusão: Foi possível traçar um perfil da unidade e dos pacientes internados, bem como conhecer o dimensionamento de pessoal de enfermagem previsto para a unidade.
Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).