Sentimentos pós mastectomia em mulheres atendidas em uma associação de apoio às pessoas com câncer

Mots-clés :

Politicas de Saúde, Gestão, Educação

Résumé

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por uma taxa de 22% dos casos novos a cada ano. Com estimativa de 57.120 novos casos para o ano de 2014. E com um número de mortes em 13.225. (INCA, 2014).

Objetivamos: traçar o perfil das mulheres mastectomizadas; pesquisar o impacto social, familiar e os efeitos da mastectomia; identificar as expectativas relacionadas ao tratamento cirúrgico, além de avaliar os sentimentos pós mastectomia nas mulheres atendidas na Associação de Apoio às Pessoas com Câncer (AAPC) na cidade de Feira de Santana/Ba. Foi realizado um estudo de campo de natureza qualitativa e caráter descritivo, com aplicação de uma entrevista semiestruturada. Os dados da pesquisa foram avaliados de acordo com a análise de Bardin, de forma individual e sistemática que resultaram em quatro categorias variáveis: perfil das mulheres mastectomizadas; conhecimento sobre o que é câncer de mama; sentimentos vividos antes e pós mastectomia e expectativas e reflexões dessas mulheres mediante o câncer de mama e suas consequências.

Palavras chave: Câncer de mama. Mastectomia. Enfermagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2016-05-31

Comment citer

1.
Sentimentos pós mastectomia em mulheres atendidas em uma associação de apoio às pessoas com câncer. Rev. G&S [Internet]. 31 mai 2016 [cité 19 déc. 2024];7(2):Pág. 596-607. Disponible à: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3510

Numéro

Rubrique

Artigos de Pesquisa