POBREZA E COR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS:
SABERES NECESSÁRIOS AO TRABALHO DE INCLUSÃO ESCOLAR
Résumé
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado, em que o problema das crianças que vivem processos de diferenciações e desigualdades nas relações escolares foi pensado em seus possíveis vínculos com as condições socioeconômicas e a cor/raça, sendo investigado através da percepção das crianças. Pretende contribuir para a reflexão acerca da formação inicial e continuada de profissionais envolvidos/as com o trabalho escolar, com competências para perceberem e se questionarem quanto aos seus modos de sentir e agir, observando as discriminações, exclusões/marginalizações que ajudam a produzir no cotidiano escolar. A pesquisa, do tipo etnográfico, fez uso de relatos das crianças, classificação de cor/raça, levantamento socioeconômico, observações e entrevistas com as crianças e as professoras. A análise dos resultados indica a necessidade de discussão a respeito da cultura escolar como fonte importante na construção das identidades, uma vez que a pesquisa permitiu identificar as práticas cotidianas as quais discriminam e excluem crianças que supostamente deveriam encontrar, na escola, um ambiente inclusivo capaz de promover a construção de uma imagem positiva de si mesmas, da população negra, de sua estética e da cultura.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).